23ª Reunião Anual
24 a 28 de setembro de 2000
Caxambu, MG

 

 

Programação dos Grupos de Trabalho

 

GT 2 - História da Educação
Coordenador: Luciano Mendes (UFMG)
Local: Hotel Glória/ S. Cambuquira
 
HORÁRIO / DIA
2a feira
3a feira
4a feira
8h30min - 10h15min
Trabalhos: 

Maria Stephanou (UFRGS)  
Medicina e discurso científico para a educação 

Tarcísio M. Vago (UFMG) 
Cultura escolar, cultivo de corpos: a "ginástica"como prática constitutiva de corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte(1906-1920)

Trabalhos:  

Adrian Alberto Ascolani (UNR) 
La "revolucion libertadora" educación y ciudadania restringida 

Marcus Vinicius da Cunha 
(UNESP) 
O mundo em movimento: John Dewey em periódicos educacionais brasileiros 

Trabalhos:  

José Joaquim P. Melo (UEM) 
A educação no império dos preferidos do sol 

Maria Cristina S. de Gouvêa 
(UFMG) 
Mestre: profissão professor(a)- processo de profissionalização docente na província mineira no período imperial 

10h30min - 12h15min
Trabalhos:  

Beatriz D. Fischer (UNISINOS) 
O poder que assujeita é o mesmo que se faz desejar 

Marcos Corbellini (SPC)  
A sociedade das escolas cristais nas origens

Trabalhos: 

Maria Arisnete C. de Morais 
(UFRN) 
Isabel Gondim: uma vida pela educação 



11h - 12h30min 

Encaminhamentos internos do GT

Trabalhos: 

Dagmar E. E. Meyer (UFRGS) 
"Alemão", "estrangeiro" ou "teuto-brasileiro"? Representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no RS 

Jane S. de Almeida (UNESP)  
É preciso educar o povo! A influência da ação missionária protestante na educação escolar brasileira

14h - 18h
------
------
14h - 16h30min 

Trabalho encomendado: 

Clarice Nunes (UFF) 
Interrogando a avaliação: critérios e sugestões no exame dos trabalhos de História da Educação 



16h30min - 18h 

Discussão do "documento de Caxambu"

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres 

Ginásio de Esportes (H. Glória)  
(Fileira 01- lado A/ de 01 a 06) 

Cynthia Greive Veiga, Hozana de Souza, Antônio G. Batista, Mônica Jinzenji, Tatiana Leowel, Maria Cristina Gouvêa, Rachel Oliveira, Marcilene Silva (UFMG)  
Investigações sobre a instituição do campo pedagógico em Minas Gerais 

Ana Clara B. Nery (UFSCar) 
Discutindo "a escola paulista" 

Aristeo Leite Filho (PUC/RJ) 
Heloisa Marinho: educadora de educadoras na educação infantil no Rio de Janeiro 

Karina Klinke (UFMG) 
A leitura na escola primária e o movimento escolanovista em Minas Gerais 

Célia R. Dantas Dorea (UNEB) 
Anísio Teixeira e as políticas de edificações escolares no Rio de Janeiro(1931 a 1935) e na Bahia (1947 a 1951) 

Marinaldo F. Dionísio (UNESP) 
A revista ‘A ordem’, fonte do ideário educacional católico

 
 
 
 
 
 
 
 
------
 
 
 
 
 
 
 
 
 
------
20h - 22h
Minicurso

Ana Maria Casasanta Peixoto 
(PUC/MG e CRERP-SEE/MG) 

Nas tramas do arquivo
Minicurso

Ana Maria Casasanta Peixoto 
(PUC/MG e CRERP-SEE/MG) 

Nas tramas do arquivo
Minicurso

Ana Maria Casasanta Peixoto 
(PUC/MG e CRERP-SEE/MG) 

Nas tramas do arquivo
 

 
GT 3 Movimentos Sociais e Educação
Coordenador: Maria Amélia G. C. Giovanetti (UFMG)
Local: Hotel Glória/ S. Baependi
 
HORÁRIO/DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 10h30min
Trabalho encomendado: 

(GT Movimentos Sociais e Educação; GT Educação de Pessoas Jovens e Adultas) 

Miguel Arroyo (UFMG) 
As relações entre os movimentos sociais, a escola e as experiências de educação não-formal

Trabalho encomendado: 

Roseli Salete Caldart (ITERRA)  
A Pedagogia da luta pela terra: o movimento social como princípio educativo 

Trabalhos: 

Vânia de Fátima W Alves 
(UNIBH)  
O corpo brincante maxakali 

Rogério Cunha Campos (UFMG) 
Movimentos indígenas por educação: novos sujeitos socioculturais na história recente do Brasil 

10h30min - 12h30min
Trabalhos: 

Paulo César R. Carrano (UFF) 
Grupo da juventude e práticas sociais na cidade 

Antônio Munarim (UFSC) 
Educação e democracia no contexto da desconcentração do Estado

Trabalhos: 

Leandro Belinaso Guimarães 
(UFSC) e Fernando O Noal (UFSC) 
Um olhar sobre os ideais educativos constituídos pelos movimentos ecologistas nos anos setenta 



12h/12h30min 

Discussão sobre eleição da coordenação do GT 

Trabalhos: 

Regina Marques Parente (UFRGS) 
Representações culturais de gênero e raça na constituição da masculinidade e do corpo dos homens negros do grupo afro-católico Moçambique de Osório 

Delcele Mascarenhas Queiroz (UNEB) 
Mulheres no ensino superior no Brasil

14h - 18h
 
 
------
 
 
------
14h/15h 

Trabalhos: 

Ana Lúcia Valente (UFMS) 
As políticas de ação afirmativa e o obstáculo epistemológico 



15h30min/17h 

Discussão do "documento de Caxambu" 



17h/18h 
Avaliação e planejamento para 2000/2001
Eleição Coordenação GT
18h - 20h
Apresentação de Pôsteres: 
Ginásio de Esportes(H. Glória) 
(Fileira 01- lado B/ de 14 a 16) 

Elaine Souza Resende (UFMT) e Maria Aparecida Morgado (UFMT) 
O movimento de professores no discurso jornalístico: quando o mostrar oculta 

Laura Souza Fonseca (UFRGS) 
Formação permanente e em serviço de multiplicadores em políticas de educação e saúde comunitária 

Sidiney Alves Costa (UFSCar) 
Política Social e educação: uma alternativa do MST?

   
20h - 22h
Minicurso

Miguel González Arroyo  
(UFMG) 
Os movimentos sociais e a construção da concepção e da prática de educação básica universal

Minicurso

Miguel González Arroyo  
(UFMG) 
Os movimentos sociais e a construção da concepção e da prática de educação básica universal

Minicurso

Miguel González Arroyo 
(UFMG) 
Os movimentos sociais e a construção da concepção e da prática de educação básica universal

 

GT 04 Didática
Coordenadora: Selma Garrido Pimenta (USP)
Local: Palace Hotel/ S. de Convenções
 
HORÁRIO / DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 12h30min
8h30min - 9h  

Abertura das atividades do GT 



9h - 11h30min 

Trabalhos: 

Jane Bittencourt (UFSC) 
Herança pedagógica moderna e a interdisciplinaridade resignificada 

Maria Aux. Schmidt e Tânia Maria Garcia (UFPR)  
Sala de aula: instância de definição do conhecimento?  

Maria Isabel da Cunha (UFPel)  
Aprendizagens significativas na formação de professores 

Jesuina Lopes Pacca e Alberto Villani (USP) 
Conhecimento e saber do professor de Física: uma interpretação psicanalítica 

Alberto Villani e Elisabeth Barolli (USP) 
Interpretando a aprendizagem nas salas de aula de ciências 



11:30 - 12:30 

Debate

8h30min - 10h30min 

Trabalho encomendado:  

Coordenação 
Pura Lúcia Martins (UFMG) 

Tema: Para uma agenda de pesquisas em Didática: velhos e novos temas. 

Selma Garrido Pimenta (USP)  

Vera Maria Candau (PUC/RJ) 

Maria Rita Oliveira (CEFET/MG) 

José C. Libâneo (UCG) 
 



10:30 - 12:30 

Coordenação 
Marilda Berhens (PUC/ PR) 

Análise e Discussão dos Pôsteres  

  

 

8h30min - 12h 

Trabalhos: 

Maria Isabel de Almeida (USP) 
Desenvolvimento profissional docente: uma atribuição que também é do sindicato 

Vera Maria Candau e Carmen Teresa Anhorn (PUCRJ) 
A questão didática e a perspectiva multicultural: uma articulação necessária 

Akiko Santos (UFRRJ) 
Des-construindo a didática 

Ana Maria Cambruzzi (FUNREI) 
Raízes da didática das décadas de 70 a 90 no Brasil: práticas sócioculturais e a teoria pedagógica comeniana 

Ana Lúcia Amaral (UFMG) 
Conflito conteúdo/forma em pedagogias inovadoras: a pedagogia de projetos na implantação da Escola Plural 

Miguel André Berger (UFS) 
(Re)conhecendo a avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores 



12:00 - 12:30  

Debate

14h - 18h
------
------
A) Discussões do "Documento de Caxambu" e posicionamento do GT 

B) Eleições de coordenação, colegiado e comitê científico do GT para o biênio 2001/2002 

C) Avaliação e propostas para o ano de 2001

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres: 

Ginásio de Esportes (H. Glória) 
(Fileira 02- lado A/ de 24 a 29) 

Cláudia C. Oliveira (UEL) 
Dimensões da avaliação no ensino superior: um estudo com licenciaturas 

Silas Borges Monteiro (USP/UFMT); Maria Isabel Batista Serrão(USP/UFSC); Marcelo dos Santos Silvério (USP); Maria Inez Oliveira Araújo(USP); Marineide de Oliveira Gomes(USP) 
Considerações críticas sobre a concepção de pesquisa-ação em Joe Kincheloe 

Gisela C. Laurencetti (UNESP) 
Será que é por esse caminho? 

Maria Hermínia Lafein, Jane Bittencourt, Vânia Beatriz da Silva, Geovana Lunardi e Adriana Mohr (UFSC)  
Pesquisa e identidade disciplinar da didática 

Maria E. Castanho (PUCCamp) 
Prática docente no ensino superior e história oral temática 

Neusi Aparecida Berbel (UEL) 
Avaliação da aprendizagem no ensino superior

   
20h - 22h
Minicurso

Léa das Graças C. Anastasiou (PUC/PR-SC) 
Desafios da prática docente na construção do conhecimento com o aluno

Minicurso

Léa das Graças C. Anastasiou (PUC/PR-SC) 
Desafios da prática docente na construção do conhecimento com o aluno

Minicurso

Léa das Graças C. Anastasiou (PUC/PR-SC) 
Desafios da prática docente na construção do conhecimento com o aluno

 

GT 05 Estado e Política Educacional
Coordenador: Luiz Fernandes Dourado (UFG)
Local: Hotel Glória/ S. S. Tomé das Letras
 
HORÁRIO/DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 12h30min 

   

   

   

   

   

   

   

   

   

   

   

  

   

 

8h 30 - 9h 15   

Abertura dos trabalhos pelos coordenadores do GT 05 E 11  



9h 15 - 12h 30   

Sessão conjunta de trabalho encomendado: 

(GT Estado e Política Educacional e GT Política de Educação Superior)  

Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho/ C. de Braga)  

Debatedores:  
Carlos R. J. Cury (PUC/MG)  
João dosReis Silva Jr (PUC/SP)  

Coordenadores:   
Romualdo P. de Oliveira (USP)   
Isaura Belloni (UnB)   

Tema: Reforma do Estado e Políticas Educacionais  

Local: Anfiteatro S. Lourenço (hotel Glória)

8h - 12h 30  

Trabalhos:  

Coordenadora:  
Márcia Ângela Aguiar (UFPE)  

Maria deFátima Rosar e Nora Krawczyk (UFMA)  
Mapeamento das possibilidades de investigação da política educativa gestada na América Latina  

Vera Maria Peroni (UFMS)  
O Estado Brasileiro e a política educacional nos anos 90  

Elba S. de Sá Barreto (FCC)  
A avaliação na educação básica entre dois ‘modelos’  

Afrânio M. Catani (USP), João F. de Oliveira (UFG) e Luiz F. Dourado (UFG)  
Mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil

8h - 12h 30  

Trabalhos:   

Coordenadora:   
Marlene Lobo Faleiro (UFG)  

Vitor Henrique Paro (USP)  
Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino  

Erasto Fortes Mendonça (UnB)  
A gestão democrática nos sistemas de ensino brasileiros: a intenção e o gesto  

Paulo R. Curvelo Lopes (UFJF)  
Democracia e escola – lições dos eleitores e diretores das redes públicas de ensino  

Antônia Almeida Silva (UEFS)  
Contornos da gestão do ensino fundamental em Feira de Santana (1985-1996)  
  

  14h - 18h
 
 
 
 
 
 
 
------
 
 
 
 
 
 
 
------
14:30 - 16:30   

Trabalhos:  

Coordenador:   
José Marcelino Pinto (USP)  

Cristiano G. Pörtner (UFRGS)  
Esses outros que pertubam o planejamento educacional  

Antônio B. Lima e Edaguimar Viriato (UNIOESTE)  
As políticas de descentralização, participação e autonomia: desestatizando a educação pública  

Luiz de Sousa Jr (USP)  
O Fundef e o direito à educação básica  



16:30 - 18:00   

Avaliação e Planejamento do GT  

Discussão da "Carta de Caxambu"

18h / 20h
Apresentação de Pôsteres: 

Ginásio de Esportes (H. Glória)  
(Fileira 02- lado B/ de 33 a 38)  

André Marcio Favacho (UFPA)  
O projeto político-pedagógico: reflexões sobre o estado do Amapá  

Janaina da S. Menezes, Telma Guerreiro e Rosana Gemaque (UFPA)  
Os impactos do FUNDEF na composição das matrículas no estado do Pará  

Ione Cunha Nogueira (UNESP)  
A violência nas escolas e o desafio da educação para a cidadania  

Ricardo de Paula (UNESP)  
A política de seleção e distribuição dos livros didáticos de história no estado de S. Paulo (1997 – 1999)  

Marcelo Soares Silva (UFU)  
Escolha de dirigentes escolares em Minas Gerais: histórias, impasses e perspectivas  

Sandra Zakia Sousa, Andrea Machado, Cristiane Alavarse, Ocimar Munhoz e Paulo Arcas (USP)  
Avaliação educacional e gestão: iniciativas no âmbito do município e do estado de S. Paulo

   
20h/22h
Minicurso

Maria Sylvia S. Bueno (UNESP) e Marília Fonseca (UNB)  
As reformas educativas no Brasil e os organismos internacionais

Minicurso

Maria Sylvia S. Bueno (UNESP) e Marília Fonseca (UNB)  
As reformas educativas no Brasil e os organismos internacionais

Minicurso

Maria Sylvia S. Bueno UNESP) e Marília Fonseca (UNB)  
As reformas educativas no Brasil e os organismos internacionais

 

   
GT 06 Educação Popular
Coordenadora: Gelsa Knijnik (UNISINOS) Vice-Coordenador: Reinaldo Matias Fleuri (UFSC)
Local: Hotel Glória/ S. Lambari
 
HORÁRIO / DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min 12h30min
8h30min  

Apresentação e acolhimento dos participantes; informes iniciais e planejamento dos trabalhos  



9h - 10h20min 

Trabalho encomendado  
Raul Mejia (CINEP)  
Cuestiones contemporáneas de la Educación Popular   



10h40min - 12h30min  

Trabalho encomendado  
Victor Valla (FIOCRUZ;UFF;Centro de Estudos e Pesquisas da Leopoldina)  
Globalização e saúde no Brasil: a busca da sobrevivência pelas classes populares via questão religiosa

8h30min - 10h05min  

Trabalhos:  

Eliane P. Furtado e Maria de Lurdes Brandão (UFC)  
O que se sabe e o que se faz sobre a educação no contexto dos assentamentos rurais: colocando gás na lamparina  

Noeli Weschenfelder (UNIJUI)   
A pedagogia cultural do movimento sem terra com relação à infância  

Marcia S. de Alvarenga (UERJ)   
Da cegueira à orfandade: a questão da cidadania nas políticas de alfabetização de jovens e adultos  

Danilo R. Streck e Edla Eggert (UNISINOS)   
Mediações pedagógicas na implantação do orçamento participativo no Estado do Rio Grande do Sul: alguns deslocamentos na educação popular  

Eymard Vasconcelos (UFPB)  
Educação popular e pesquisa: ação como instrumentos de reorientação da prática médica  



10h50min - 11h10min  

Maria Tereza Tavares (UERJ) e Gelsa Knijnik (UNISINOS)  
Problematização inicial dos trabalhos apresentados   



11h10min - 12h10min   

Debate  



12h10min - 12h30min  

Avaliação da Sessão

8h30min - 10h05min  

Trabalhos:  

Maria Tereza Esteban (UFF)   
Avaliar: ato tecido pelas imprecisões do cotidiano  

Maria Tereza Tavares (UERJ)   
As crianças lentas e a cidade: algumas considerações sobre o imaginário infantil e alfabetização na cidade do Rio de Janeiro  

Dulce de Oliveira (UNISINOS)   
Máquinas e silêncios: construindo significados no e para além do supletivo de trabalhadores  

Maria G. Batista (UNEB)   
Educação popular: uma pesquisa sociopoética com crianças trabalhadoras na costa do descobrimento, tomando a filosofia de Deleuze e Gatarri como método de produção e leitura pluricultural dos dados  

Elisa P. Gonsalves (UFSCar)   
Desfazendo nós: educação e autopoiése  
 
 



10h50min - 11h10min  

Reinaldo Matias Fleuri (UFSC) e Edla Eggert (UNISINOS)  
Problematização inicial dos trabalhos apresentados   



11h10h - 12h10h   

Debate  



12h10h - 12h30min  

Avaliação da Sessão

14h - 18h
 
 
 
------
 
 
 
------
14h- -14h25min   

Debate pôsteres/Problematização: Victor Valla (Fiocruz; UFF; Centro de Estudos e Pesquisas da Leopoldina)  



14h25min - 15h40min  

Discussão do "Documento de Caxambu"  



16h - 18h   

Avaliação das atividades do GT e planejamento anual

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória)  
(Fileira 01- lado B/ de 17 a 18)  

Beleni S. Grando (UFSC)   
Educação escolar indígena e o processo de "integração" dos povos indígenas à sociedade brasileira: um movimento histórico de luta e resistência cultural   

Isabel A Mendes (FIOCRUZ)   

A formação de monitores relacionando educação formal e não-formal em museus de ciência

 
 
 
 
 
 
------
 
 
 
 
 
 
------
20h - 22h
Minicurso

Elisa Pereira Gonsalves (UFSCar)  
Epistemologia e educação popular: diálogo com Norbert Elias e Michel Maffesoli

Minicurso

Elisa Pereira Gonsalves(UFSCar)  
Epistemologia e educação popular: diálogo com Norbert Elias e Michel Maffesoli 

Minicurso

Elisa Pereira Gonsalves (UFSCar)  
Epistemologia e educação popular: diálogo com Norbert Elias e Michel Maffesoli     

 
 

 
 
GT 07 Educação de Criança de 0 a 6 Anos
Coordenadora: Eloísa A. Candal Rocha (UFSC)
Local: Hotel União/ Sala 2
 
HORÁRIO / DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min -12h30min
8h30min - 10h45min  

Trabalho encomendado:  

Tizuko M. Kishimoto (USP)  
A Formação de Professores para a Educação Infantil: políticas e perspectivas   



11h - 12h30min  

Debate inicial do GT sobre o "documento de Caxambu" (ANPEd 2000) 

8h30min - 10h30min  

1a sessão de trabalhos: Políticas públicas: desafios da prática e da formação profissional   

Ana Paula Soares Silva e Maria Clotilde Ferreira (USP)   
Desafios atuais da educação infantil e da qualificação de seus profissionais: onde o discurso e prática se encontram?  

Patrícia Mônica Sarlé (UBA)  
La educación infantil en la República Argentina: entre la tradición la vanguarda 

Giselle C. Martins Real (UEMS)   
Educação infantil: políticas públicas e ação institucional  



10h45min - 12h30min  

Debate com expositores dos Pôsteres

8h30min - 10h30min  

2a sessão de trabalhos: Brinquedos e brincadeiras na educação da infância  

Tizuko.Kishimoto (USP)  
Salas de aula nas escolas infantis e uso de brinquedos e materiais pedagógicos  

Monique Andries Nogueira (UFG) Brincadeiras tradicionais musicais:   
análise do repertório recomendado pelo RCNEI  

Maria Cecília de Goés (UNIMEP)  
O jogo imaginário na infância: a   
linguagem e a criação de personagens  



10h45min - 12h30min  

3a sessão de trabalhos: A infância e a educação infantil na pesquisa   
educacional e no discurso docente  

Giandrea Reuss Strenzel (UFSC)  
A produção científica sobre a educação infantil no Brasil nos Programas de pós-graduação em Educação  

Maria Isabel E Bujes (UFRGS).  
Que infância é esta ?  

Débora Anunciação da Silva (UNEB)  
O discurso sócio-moral de   
professoras de pré-escola  

Caroline Francisca Eltinik (USP)   
Indícios utilizados por educadores para avaliar o processo de inserção de bebês em creche

14h - 18h
 
------
 
------
14h - 16h  

Debate Aberto: A Educação Infantil no Brasil hoje e   

Discussão do "documento de Caxambu" (ANPEd 2000)   



16h15min - 18h  

Avaliação do GT e propostas para 2001.

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória)  
(Fileira 3- lado A/ de 42 a 47)  

Rosânia Campos (UFSC)  
Creches comunitárias – que alternativa é essa?  

Maria Aparec. Mello (UFSCar)  
Educação infantil e educação física. Um binômio separado prlo movimento, mas qual movimento?  

Joana Piske (UFSC)  
Análise de softwares educacionais voltados para educação infantil: levantamento, sistematização e tendências  

Gilvânia M. de Pontes e Marta Pernambuco (UFRN)  
Arte presente na construção do projeto pedagógico: um relato de caso  

Deborah T. Sayão e Maria Renata Mota (FURG)  
A educação infantil no município do Rio Grande/RS; caracterização das professoras  

Fabiana C. de Souza (UNESP)  
A prática pedagógica na escola: reprodução de estereótipos sexuais  

 
 
 
 
 
 
 
 
------
18h - 20h  

Reunião dos Interfóruns de Educação   
Infantil do Brasil

20h - 22h
Minicurso

Lisete Arelaro (USP)  
O financiamento da educação no Brasil e educação infantil

Minicurso

Lisete Arelaro (USP)  
O financiamento da educação no Brasil e educação infantil 

Minicurso

Lisete Arelaro (USP)  
O financiamento da educação no Brasil e educação infantil

 


 
 
GT 08 Formação de Professores
Coordenador: Eduardo Terrazzan (UFSM)
Local: Palace Hotel/ S. de Leitura
 
HORÁRIO / DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min-12h30min
8h30min - 9h10min  

Abertura das atividades do GT  

Homenagem póstuma a Altair Furigo Polettini (UNESP)  



9h10min - 10h40min  

Trabalhos  

Dulcinéa S. Rosemberg (UFES)  
O processo de formação continuada de professores universitários: do instituído ao instituinte  

Betânia L. Ramalho (UFRN) Quando o desafio é mobilizar o pensamento pedagógico do professor/a: uma experiência centrada na formação continuada  

11h - 12h30min  

Trabalhos  

Leila Pio Mororó (UFSCar)  
Elementos mediadores necessários à ruptura das formas de pensamento cotidiano pelo professor sobre a prática pedagógica: a influência da formação continuada  

Ana Maria Cunha (UFU)  
A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência

8h30min - 9h10min   

Análise e debate de Pôsteres (Tristão;Mesquita;Oliveira)  



9h10min - 10h40min   

Trabalhos  

Arnaldo Vaz (UFMG)  
O papel do dilema no desenvolvimento profissional de professores-alunos de um curso de pós-graduação ‘lato sensu’em ensino de ciências  

Guacira de Azambuja e Valeska Oliveira (UFSM)  
Processos de formação de um professor  



11h - 12h30min  

Trabalhos  

Celeste Dias e Sousa (FUNEC)  
Tornando-se professor  

Flavinês R. Lapo (USU)  
Professores retirantes: um estudo sobre a evasão docente no magistério público do estado de S. Paulo (1990 – 1995)

8h30min - 9h10min  

Análise e debate de Pôsteres  

(Kinoshita;Monaco;Morão)  



9h10min - 10h40min  

Trabalhos   

Tania M. S. Mendes (UFRGS)  
Construção de possibilidades em sala de aula: configurando elos (ou nós?) da relação planejamento-prática  

Denise de Freitas e Alberto Villani, Marise Franzoni e Alice Pierson (UFSCar)  
Conhecimento e saber em experiências de formação de professores  



11h - 12h30min  

Trabalhos  

Nágila C. Giesta (FURG)  
Professores de licenciaturas: concepções sobre aprender  

Miriam D. S. Guerra (UFMS)  
Reflexão sobre um processo vivido em estágio supervisionado: dos limites às possibilidades

14h - 18h
 
------
 
------
14h - 15h30min  

Avaliação final das atividades do GT em 2000 e planejamento das atividades do GT em 2001  



16h - 18h  

Discussão do "Documento de Caxambu"

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória)  
(Fileira 03- lado B/ de 58 a 63)  

Martha Tristão (UFES)  
Os contextos de significação comuns sobre educação ambiental na perspectiva dos/as professores/as  

Ilka M. de Mesquita (FASF) e Selva G. Fonseca (UFU)   
Formação de professores de história em Minas Gerais: as experiências da PUC/MG, UFMG e UFU  

Haydée de Oliveira, Heloisa Cinquetti, Denise de Freitas e Nivaldo Nale (UFSCar)  
Educação ambiental na formação inicial de professores  

Luiza S. Kinoshita, Denise de Freitas, Antonio Carlos Amorim e Domingos Pereira (UNICAMP)  
Constituindo espaços de formação no inter – cruzamento de múltiplos saberes   

Fabíola M. Monaco, Adriana Corsi e Tatiana Mattos (UFSCar)  
Um estudo sobre o processo de reflexão na formação inicial de professores no ensino médio  

Jacqueline Morão e Regina de Fátima de Jesus (UERJ)  
Formação de professores – percebendo o entrelaçar de fios na construção da identidade docente

 
 
 
 
 
 
 
------
 
 
 
 
 
 
 
------
20h - 22h
Minicurso

Ilma Passos Veiga (UNB) e Lucídio Bianchetti (UFU)  
Magistério: regulamentação da profissão –código de ética e criação dos conselhos (Federal e regionais)

Minicurso

Ilma Passos Veiga (UNB) e Lucídio Bianchetti (UFU)  
Magistério: regulamentação da profissão –código de ética e criação dos conselhos (Federal e regionais) 

Minicurso

Ilma Passos Veiga (UNB) e Lucídio Bianchetti (UFU)  
Magistério: regulamentação da profissão –código de ética e criação dos conselhos (Federal e regionais)

 
 

 

GT 09 Trabalho e educação
Coordenador: Lucília Machado (UFMG)
Local: Hotel União/ Sala 4
 
HORÁRIO / DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 12h30min
8h30min - 10h30min  

Trabalho encomendado:  

Gaudêncio Frigotto (UFF)  
Trabalho e Educação: desafios teóricos e problemas conceituais e metodológicos   



10h30min - 12h 
Trabalho: 

Paulo Sérgio Tumolo (UFSC)  
Da subsunção formal do trabalho à subsunção real da vida social ao capital: apontamentos de interpretação do capitalismo contemporâneo

Trabalhos:   

Noela Invernizzi (UFPR)  
Qualificação e novas formas de controle da força de trabalho no processo de reestruturação na indústria brasileira: tendências dos últimos vinte anos  

Maria Laetitia Corrêa e Alessandra Teixeira (UFMG)  
Uma nova faceta da gestão empresarial: a conformação da subjetividade do trabalhador  

Werner Markert (UFRN)  
Novas competências no mundo do trabalho e suas contribuições para a formação do trabalhador

Trabalhos:  

Sandra Oliveira Garcia (UEL)  
O fio da história: a gênese da formação profissional no Brasil.  

Geórgia Cêa (UNIOESTE)  
A educação profissional sob a ótica da mediação e da ruptura: reflexões sobre o PLANFOR  

Aparecida Souza (UNICAMP)  
A racionalidade econômica e a política educacional em São Paulo

14h - 18h
------
------
14h - 16h30min  

Trabalhos: 

Josania Portela (UFC)  
Relação: educação, trabalho e cidadania  

Graziela Abdian Maia e Lourdes Machado (UNESP)  
O trabalhador frente ao terceiro milênio.  

Vera Corrêa (UERJ)  
Formação da consciência política dos professores, em tempos de globalização e neoliberalismo  



16h45min - 18h  

Discussão do Documento de Caxambu

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória).  
(Fileira 03- lado B/ 64 a 68)  

Ana Elizabeth Alves (UFBA)  
A qualificação no novo contexto da automação e flexibilização do trabalho: um estudo do setor bancário  

Deise de S. Dias (UFMG).
Juventude: escola e trabalho  

Gerda M. S. Foerste e Irineu Foerste (UFES).  
Docência e trabalho: reflexões sobre o papel da prática de ensino  

Wânia Gonzales e Sophia Pimenta (SENAC/DN)  
Acompanhamento de egressos dos cursos de qualificação e habilitação das áreas: administrativas, moda e beleza e turismo e hotelaria do sistema Senac.  

Mariana Veríssimo (UFMG)  
Trabalhadores na escola: convergência de interesses ou obediência imposta

 
 
 
 
-------
 
 
 
-------
20h - 22h
Minicurso

Ari Paulo Jantsch e Lucídio Bianchetti (UFSC)  
Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e sociedade do conhecimento: produção do conhecimento e produção da existência.

Minicurso
------
Minicurso
------
 
 
  
 
GT 10 Alfabetização, Leitura e Escrita
Coordenador: Artur Gomes de Morais (UFPE)
Local: Hotel Glória/ S. Aiuruoca
 
HORÁRIO / DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 12h30min
8h30min - 9h00  

Abertura dos trabalhos do GT  



9h - 11h00  

Trabalho Encomendado:  

Coordenação:  
Cecília Maria Goulart (UFF)  
Antônio Augusto Batista (UFMG-CEALE)  

História de Livros Escolares: um mapeamento do campo de investigação  



11h15 - 12h30  

Reunião do GT·

8h30 - 12h30  

Trabalhos: 

Tema: Usos e efeitos de tecnologias da informação; concepções de ensino de língua  

Coordenação: Graça Paulino (UFMG)  

Maria Tereza Freitas (UFJF)  
Escrita teclada: u ma nova forma de escrever?  

Andréa Pavão (PUC-Rio)  
A aventura da leitura e da escrita entre mestres de  
roleplaying games  

José M. Lopes (PUC/SP)  
O letramento no alvorecer do século XXI: algumas  
reflexões em torno das tecnologias da informação tanto nas culturas oralistas   
quanto nas culturas letradas  

Roseli de Mello, Aline Maria Reali, Maria das Graças Mizukami e Emília Lima (UFSCar) 
Concepções de professores das séries iniciais do ensino fundamental sobre o ensino da língua

8h30 - 12h30  

Trabalhos:  

Tema: Leitura, produção de textos, textualização  

Coordenação:  
Vivien Edite Steyer (ULBRA)  

Saraí Schmidt (UFRGS)  
Aprendendo a ler as lentes do jornal  

Gladys Rocha (UFMG)  
Eu quero aquele...Esse aqui não...Cenas de representações infantis presentes na  
escolha do texto  

Telma Ferraz Leal e Patrícia Luz (UFPE)  
Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação  

Cancionila Cardoso (UFMT) Linguagem escrita e operações de textualização: uma perspectiva longitudinal

14h - 18h
------
------
14h00 - 15h00  

Avaliação e encaminhamentos do GT  



15h00 - 17h00  

Trabalhos  

Tema: Práticas de leitura e aprendizado da escrita em contextos "peculiares".  

Coordenação: Marlene Carvalho (UFRJ)  

Raquel G. Salgado (UFMT) Escrevendo suas histórias por ‘linhas tortas’: os textos de meninos de um internato  

Beatriz Diuk (UBA)   
Los procesos de aprendizaje de la escritura en niños de  
sectores urbanos marginados  

M. Jaqueline Araujo (UFMG)- Práticas de leitura na escola e nas famílias em meios populares  



17h15min - 18h  

Discussão do documento da ANPEd.

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória) 
(Fileira 03 - lado B/ local 69)  

Maria José Santos e Maria Regina Maluf (PUC/SP)  
Nomes e coisas: o pensamento de crianças pré-escolares

 
 
 
------
 
 
------
20h - 22h
Minicurso

Maria das Graças Paulino (UFMG)  
Recepção estética na escola: o caso da literatura

Minicurso

Maria das Graças Paulino (UFMG)  
Recepção estética na escola: o caso da literatura

Minicurso

Maria das Graças Paulino (UFMG)  
Recepção estética na escola: o caso da literatura 

 

 
 
GT 11 Política de Educação Superior
Coordenadora: Maria do Carmo Peixoto (UFMG)
Local: Hotel Glória/ S. Contendas
 
HORÁRIO / DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 12h30min
8h 30 - 9h 15  
Salão S. Lourenço 
Abertura dos trabalhos pelos coordenadores do GT 05 E 11  


9h 15 - 12h 30  
Salão S. Lourenço 
Sessão conjunta de apresentação de trabalho encomendado  

(GT Estado e Política Educacional e GT Política de Educação Superior)  

Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho / C. de Braga)  

Debatedores:  
Carlos R. J. Cury (PUC/MG)  
João dosReis Silva Jr (PUC/SP)  

Coordenadores:   
Romualdo P. de Oliveira (USP)  Isaura Belloni (UnB)   

Tema: Reforma do Estado e Políticas Educacionais  

Local: Anfiteatro S. Lourenço (hotel Glória) 

8h30min - 10h30min  

Trabalhos:  

Coordenadora: Maria das Graças M. Tavares (UFAL)  

Sérgio Castanho (UNICAMP)  
Educação superior no século XXI: discussão de uma proposta  

Luiz Antônio Andrade (UFF)  
Autonomia: um modelo explicativo da ontologia da universidade  

Mariluce Bittar (UCDB)  
O ensino superior privado no Brasil e a formação do segmento das universidades comunitárias  

M. de Lourdes Fávero (UFRJ)  
Da cátedra universitária ao departamento: subsídios para discussão  

10h40min/12h30min  

Debate sobre os trabalhos apresentados

8h30min - 10h30min   

Trabalhos:   

Coordenadora: Deise Mancebo (UERJ)  

Francisco Palharini (UFF)  
O PAIUB em universidades federais da região sul e sudeste: tormento ou paixão  

Stella Cecília Serenreich(USU)  
Significado da atual avaliação externa do MEC para as universidades brasileiras  

Mauro Mendes Braga (UFMG)  
A demanda por vagas no ensino superior: análise dos vestibulares da UFMG na década de 90  

Selmo H. de Resende (UFU)  
Flexibilização do vestibular: fator de inclusão ou exclusão  



10h40min - 12h30min  

Debate sobre os trabalhos apresentados  

14h - 18h
 
 
------
 
 
------
14:00 - 16:30   

Trabalhos:  

Coordenadora: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto (UFMG)  

ValdemarSguissardi (UNIMEP)  
O Banco Mundial e a educação superior – revisando teses e posições?  

Charlie Palomo (UNTREF)  
La educación superior en América Latina: la vereda de la esperanza  

Maria das Graças Silva (UFMT)  
Universidade e sociedade: cenário da extensão universitária?  



15h10min - 16h30min  

Debate sobre os trabalhos apresentados  



16h30min - 18h   

Discussão da Carta de Caxambu  

Avaliação e planejamento do GT

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória)   
(Fileira 02- lado B/ de 39 a 41)  

Décio H. Júnior, Aluvico Schulz e Jefferson I. da Silva (UNIT)  
As políticas públicas de educação e as instituições de educação superior do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba  

M. Fernanda Lopes (UNIMEP)  
Objetivos e perspectivas do programa de avaliação das universidades brasileiras (PAIUB) e do exame nacional de cursos (ENC)  

Hustana M. Vargas (UNESA)  
Resultados do ‘provão’: surpresas desconcertantes

 
 
 
 
 
------
   
 
 
 
------
20h - 22h 

 

Minicurso

Isaura Belloni (UNB)  
Avaliação institucional em educação

Minicurso

Isaura Belloni (UNB)  
Avaliação institucional em educação

Minicurso

Isaura Belloni (UNB)  
Avaliação institucional em educação 

 

GT 12 Currículo
Coordenador: Alice Casimiro Lopes (UFRJ)
Local: Palace Hotel/ S. de Estar
 
HORÁRIO/DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 12h30min
8h30min -10h15min  

Trabalhos: 

Coordenação: Regina Cunha (UEBa)  

Marlucy Paraíso (UFMGG)  
A produção do currículo na televisão: que discurso é esse?  

Antonio Carlos Amorim (UNICAMP)  
Mapas desmontáveis: professores e alunos na produção do conhecimento escolar  



10h30min - 12h15min  

Trabalhos:  

Coordenação: Inês Barbosa de Oliveira (UERJ)  

Roberto Sidnei Macedo (UFBA)  
Trajetória, itinerário, itinerância e errância – perspectivando o currículo como crisálida  

Carlos Eduardo Ferraço (UFES)  
Cotidiano escolar e currículo reais: sobre a complexidade das redes de saberes produzidas e articuladas nas salas de aula

8h30min - 10h15min  

Trabalhos: 

Coordenação: Antonio Flavio B. Moreira (UFRJ)  

Dayse Hora (UNIRIO)  
Racionalidade médica: uma matriz mediadora na produção curricular  

Silvina Feeney (UNQ)  
El curriculum en Argentina: la búsqueda de un lugar   



1030min - 12 h15min  

Trabalhos   

Coordenação: Corinta Geraldi (UNICAMP)  

Helena S. Ponce Maranhão (UFRJ)   
A diversidade e seus sentidos nos parâmetros curriculares nacionais (5a a 8a séries do ensino fundamental): questões prévias  

Ana Canen, Ana Paula Arbache e Monique Franco (UFRJ)  
Pesquisando multiculturalismo e educação: o que dizem as dissertações e teses 

8h30min - 10 h15min  

Trabalhos:  

Coordenação: Tomaz Tadeu da Silva (UFRGS)  

Carla Cardarello (UFRGS)  
A busca de uma nova erótica num currículo de formação docente  

Luciane Uberti (UFRGS)  
A sujeição moral do infantil cidadão no currículo nacional  



10h30min - 12 h15min  

Trabalhos  

Coordenação: Regina Leite Garcia (UFF)  

Luiz H. Sommer (UFRGS)  
Informática educativa e currículo: materialidade pós-moderna e racionalidade moderna  

Suzana L. dos Santos (UFRGS)  
A logogização do infantil : uma prática curricular  
 

14h - 18h
------
------
A) Discussão sobre questões do GT  

B) Discussão sobre documento da ANPEd

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória)  
(Fileira 02 - lado A/ de 30 a 32)  

Marlene de Carvalho e Lourdes Losane (UFPI)  
A prática curricular de uma escola noturna do ensino médio na periferia de Teresina: um estudo de caso  

Roseli C. Fontana (UNICAMP)  
Currículo em ação: anotações sobre os usos da avaliação no cotidiano da prática pedagógica  

Ana Lúcia Pinto (UNICAMP)  
Experienciando a narração: relato de uma experiência

 
 
 
 
 
 
------
 
 
 
 
 
 
 
 
-------
20h - 22h
Minicurso

Tomaz Tadeu da Silva (UFRGS)  
Monstros, ciborgues e clones: os limiares da subjetividade em educação

Minicurso

Tomaz Tadeu da Silva (UFRGS)  
Monstros, ciborgues e clones: os limiares da subjetividade em educação 

Minicurso

Tomaz Tadeu da Silva (UFRGS)  
Monstros, ciborgues e clones: os limiares da subjetividade em educação

 
 
 

 
 
GT 13 Ensino Fundamental
Coordenador: Lígia Martha Coelho (UNIRIO)
Local: Hotel Glória/ Sala 09
 
HORÁRIO/DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 12h30min
Trabalhos encomendados:  

Maria Céres Pimenta Spínola Castro ( SME / BH )  

José Clóvis Azevedo ( SME / POA )  

Projetos político-pedagógicos e educação fundamental  

 

8h30min - 11h  

Trabalhos:  

Coordenadora:Jurema Rosa Lopes (UFMT)  

Maria Luisa Xavier (UFRGS)  
Turmas de progressão na Escola cidadã : organização escolar, planejamento pedagógico e construção de normas de convivência em discussão  

Patrícia M. Lacerda (PUC/RJ)  
Universalização do ensino fundamental, uma etapa concluída?  

Mariane Koslinski (UNICAMP)  
O processo de implementação de políticas sociais descentralizadas : o estudo do FUNDEF  



11h - 12h   

Debate : Documento de Caxambu

8h30min - 11h  

Trabalhos:  

Coordenadora: Maria Luisa Merino Xavier (UFRGS)  

Rosana Rosolen (UNIMEP)  
O cultural e o afetivo nas vozes dos alunos sobre resolução de problemas de matemática  

Magda F. Damiani (UFPel)  
As "interações ensinantes" de professores de sucesso : aprendizagem guiada e imitação  

Maria A.Bergamaschi (UFRGS)  
O tempo histórico nas primeiras séries do ensino fundamental  
 



11h - 12h   

Debate : Carta de Caxambu  

Programação de atividades do GT

14h - 18h 

 

------
------
Trabalhos:  

Coordenador  
Elizeu C. de Souza (UNEB)  

Maria Amélia S. Reis (UNIRIO)  
A sexualidade e os escolares da educação fundamental : entre a vontade de saber e o cuidado de si  

Maria Angélica Lucas (UEM)  

Temas transversais : novidade?  

Arlete Salcides (FEEVALE)  
Educação e identidade nacional : uma produção televisiva "de verdade"  



17h às 18h   

Avaliação das atividades do GT

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória)  
(Fileira 03 - lado A/ de 48 a 53)  

Cláudia R. Bellochio (UFSM)  
A educação musical no ensino fundamental : refletindo e discutindo práticas nas séries iniciais  

Suíse M. Bordest, Denise Alves e Neusa Pinto (UFMT)  
Educação ambiental em ação no contexto de uma bacia hidrográfica : um olhar para a reserva urbana Massaro Okamura  

Cláudia Guilherme (UNESP)  
O regime de progressão continuada no estado de São Paulo na voz dos professores do Ciclo I : primeiras reflexões  

Maria C Invernizzi e Maria Guiomar Tomazello (UNIMEP)  
A educação ambiental e o espaço de intervenção dos professores segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais  

Rosa M. A. Oliveira e Maria da Graça Mizukami (UFSCar)  
Invisível mas presente na cultura da escola : o grupo de meninas "Turma da mão preta"  

Yrlla R. O C. Silva ( UNESA )  
A proposta de alfabetização dos centros integrados de educação pública – CIEPs (Rio de Janeiro)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
------
 
 
 
 
 
 
 
 
 
------
20h - 22h
Minicurso

Cipriano Luckesi (UFBa)  
Por uma prática educativa lúdica

Minicurso

Cipriano Luckesi (UFBa)  
Por uma prática educativa lúdica 

 
Minicurso

Cipriano Luckesi (UFBa)  
Por uma prática educativa lúdica

 
 

 
GT 14 Sociologia da Educação
Coordenadora: Nadir Zago (UFSC) Vice-coordenadora: Rita Amélia Teixeira (PUC/MG)
Local: Hotel Glória/ Sala 12
 
HORÁRIO/DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 12h30min
8h 30min - 9h  

Abertura dos trabalhos  



9h/10h10min  

Trabalhos:    

Coordenação : Leila Alvarenga Mafra (PUC/MG)  

Tema:Classes sociais e educação  

Jailson de Souza Silva (UFF)   
A pluralidade de identidade no bairro Maré - Rio de Janeiro  

Ana Almeida (UNICAMP)  
Educação e estratificação social: a aprendizagem da diferença  



10h30min - 12h30min  
Sala Caxambu 
Trabalho encomendado :   

Coordenação: Geraldo Romaneli (USP/Ribeirão Preto)   

Professor convidado : Francisco de Oliveira (USP)  
Passagem na neblina: apontamentos sobre classes sociais em transição   

Local: S. Caxambu  
(Hotel Glória)  

   

 

8h30min/9h40min  

Trabalhos: 

Coordenação : Maria José Braga Viana (FUNREI)  

Tema:Desigualdades sociais e escolarização na Argentina  

Sandra Carli (UBA)  
Clases medias, pedagogias y miseria social en la historia reciente de la Argentina. El lugar de la infancia (1955-1976)  

Sofia Irene Thisted (IICE-UBA)  
Familias y escuela en la trama de la desigualdad  



10h - 12h30min   

Trabalho encomendado:   

Coordenação: Lea Pinheiro Paixão (UFF)  

Professora convidada:  Zaia Brandão (PUC/RJ)  
Micro e macrosociologia: uma articulação necessária na pesquisa em Sociologia da Educação  

 

8h30min/10h  

Trabalhos:  

Coordenação: Maria Alice Nogueira (UFMG)  

Tema: Sociologia e Sociologia da Educação : algumas apropriações   

Gilson R. Pereira (UERN)  
As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro  

Maria das Dores Daros (UFSC)  
A Sociologia na formação dos professores catarinenses  



10h20min - 11h50min  

Trabalhos:  

Coordenação : Isabel Alice Lelis (PUC/Rio)  

Tema: Formação e trabalho docente  

Rita Amélia Vilela (PUCMG)  
Estar professora - ser professora: identidade profissional de professoras primárias  

Rosani Moreira Leitão (UFG)  
O papel da educação escolar na formação de lideranças indígenas: o caso dos Karajá  



11h50min/12h30min  

Programação de atividades do GT para 2001 

14h - 18h 

 

------
------
14h - 15h10 min  

Trabalhos:  

Coordenação : Rita Amélia Teixeira (PUC/MG)  

Tema: Discriminação social e violência  

Anderson Ferrari (UFJF)  
O quê se fala e o quê se cala sobre o homoerotismo masculino : discursos, práticas e posturas dos professores diante do fato e do assunto  

Vera Lúcia Pinheiro. (UFG)  
Silêncio e violência: a educação das crianças vítimas de abuso sexual na família  



15:h30 min/ 18h  

Discussão do "Documento de Caxambu", da ANPEd 

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória)  
(Fileira 01 - lado A/ local 07)  

Zaia Brandão, Cynthia de Carvalho e Patrícia Lacerda (PUC/RJ)  
Desafios do processo de pesquisa sobre a relação de famílias de camadas médias e escola

 
------
 
------
20h - 22h
Minicurso
(não há)
Minicurso
(não há) 
Minicurso
(não há)
 


 

GT 15 Educação Especial
Coordenador: Mônica M. C. Kassar (UFMS)
Local: Hotel Caxambu/ Salão
 
HORÁRIO/DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 12h30min
Trabalho encomendado:  

Júlio Romero Ferreira   
(UNIMEP)  
Políticas Educacionais e Educação Especial   

Trabalho:  

Monique Franco (INES)  
Os PCN e as adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais: um debate

Trabalhos: 

Simone Andrade (CEUNIFRAN) e Cláudio Roberto Baptista (UFRGS)  
As diferenças vão a escola...Interatividade, individualização e a formação de professores  

Lucia  Reily, Tania Ansvalenzuela e GiselleFiamoncini (PUCCAMP)                         Respostas de educadores sobre a inclusão de alunos surdos no ensino fundamental  

Cristina Lacerda (UNIMEP)  
A inserção da criança surda em classes de crianças ouvintes: focalizando a organização do trabalho pedagógico  

Alessandra Araújo (UFSCar)   Relações entre o processo de integração/inclusão na educação especial e o processo de desinstitucionalização na saúde mental: uma pesquisa-intervenção por meio do acompanhamento terapêutico com pacientes psiquiátricos

Trabalhos:  

Anna Maria Padilha(UNIFRAN)  
A constituição do sujeito simbólico: para além dos limites impostos à deficiência mental  

Christiane Assano (FAETEC)   
Ouvindo Cegos  

Enicéia  Mendes, Ana Cristina Grovena, Giovana Corsi e Marina Serra  (UFSCar)  
A percepção do  processo de escolarização de alunos com necessidades educativas especiais inseridos no ensino regular  

Lineu N.Kohatsu (USP)  
A expressão fotográfica de uma jovem com síndrome de Down

14h - 18h
 
 
------
 
 
------
Teresinha Miranda (UFBA)   
O plano nacional da qualificação profissional: uma experiência com pessoas portadoras de deficiência   

Discussão do Documento de Caxambu

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória)  
(Fileira 03 - lado A/ de 54 a 57)  

Maria Luísa Bissoto (UNIMEP)  
Uma incursão na relação cognição/normalidade  

Katia R. Caiado (PUCCAMP)  
Lembranças da escola: histórias de vida de alunos deficientes visuais  

Denise M. de Jesus (UFES)  
Construindo uma prática de formação inicial em educação especial  

Samira S. P. Lancillotti (UFMS)  
Deficiência e trabalho: o caso do Mato Grosso do Sul

 
 
 
 
 
 
 
------
 
 
 
 
 
 
 
------
20h - 22h
Minicurso

Cláudio R. Baptista (UFRGS)  
Educação inclusiva: análise dos aspectos pedagógicos

Minicurso

Cláudio R. Baptista (UFRGS)  
Educação inclusiva: análise dos aspectos pedagógicos

Minicurso

Cláudio R. Baptista (UFRGS)  
Educação inclusiva: análise dos aspectos pedagógicos

 
 

 
GT 16 Educação e Comunicação
Coordenador: Vani Kenski (USP)
Local: Hotel Lopes/ Salão
 
HORÁRIO/DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 12h30min
8h30min - 10h15min  

Trabalho Encomendado:  

Léa Fagundes (UFFRS)   
Internet e experiências brasileiras em educação  

Debate  



10h30min - 12h  

Trabalhos:  

Antônio Zuin (UFSCar)   
A indústria cultural globalizada e a possibilidade de reincidência do fascismo  

Rosa Dalla Costa (UFPR)   
A televisão brasileira enquanto terminal cognitivo da sociedade  



12h - 12h30min  

Breve informação sobre os posters do GT

8h30min - 10h15min   

Trabalhos:   

Rita Ribes (UERJ)   
O uso da imagem na pesquisa em educação: desafios contemporâneos  

Wenceslao Oliveira Jr. (UNESP)   
Realidades ficcionadas: imagens e palavras de telejornal brasileiro  



10h30min - 12h15min  

Trabalhos  

Maria Lúcia Duarte (UTP) Imagens infantis nos desenhos tradicionais e nos jogos de computador  

Áurea Guimarães (UNICAMP) Imagens e memória na (re)construção do conhecimento

8h30min - 10h15min   

Trabalho:  

Mirza Toschi (UFG)  

Formação de professores e a tv escola  

Jane Paiva (UERJ)   

Redes cooperativas virtuais e formação continuada de professores: estudos para a graduação  



10h30min - 12h15min  

Trabalho:  

Tânia Porto (UFPel)   
Parcerias entre Universidade e escola pública no trabalho pedagógico com mídias e temas culturais  

Escolhas  

Coordenação GT Representante do GT no Comitê e Pareceristas ad hoc

14h - 18h
 
 
------
 
 
------
14h - 15h45min  

Trabalhos:  

Jacira C da Silveira (UFRGS)  
Infância na mídia: sujeito, discurso e poderes  

Paola M. Barreto Gomes (UFRGS)   
Mídia, imaginário de consumo e educação  



16h - 17h45min  

Discussão do documento da ANPED  

Avaliação e Encerramento

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória)  
(Fileira 03 - lado A/ de 70 a 75)  

Maria do Rosário Braga (FIOCRUZ)  
Oficina para professpres do vídeo clube do futuro: museu e escola unindo forças na discussão da linguagem audiovisual  

Lúcia de Fátima Guido (UFU)  
Os meios de comunicação social e sua influência na representação de ambiente em alunos do ensino fundamental  

Thelma Lopes (FIOCRUZ)  
Ciência em cena – um diálogo entre arte, educação e ciência: a experiência dos laboratórios de percepção  

Janeth S. Pinto (UCP)  
O impacto das novas tecnologias sobre a construção/provação do conhecimento  

Karenine de O. Porpino (UFRN)  
Corporeidade, estática e cotidiano: elemntos para o processo educativo e criações coreógrafas na escola  

Noeli P. Rivas (USP)  
Tecnologias colaborativas em um ambiente distribuído de aprendizagem na formação continuada de professores de ensino médio 

 
 
 
 
 
 
 
 
------
 
 
 
 
 
 
 
------
20h - 22h
Minicurso

Paulo Gileno Cysneiros (UFPe)  
Usando novas tecnologias no cotidiano da escola

Minicurso

Paulo Gileno Cysneiros (UFPe)  
Usando novas tecnologias no cotidiano da escola

Minicurso

Paulo Gileno Cysneiros (UFPe)  
Usando novas tecnologias no cotidiano da escola

 

 

GT 17 Filosofia da Educação
Coordenador: Paulo Ghiraldelli Junior (UNESP/Auckland University)
Local: Hotel Glória/ S. Passa Quatro
 
HORÁRIO/DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 12h30min
Trabalhos:  

8h30min  

Sandino Hoff (UFMS)  
O compromisso com a educação – proposta de Rathe e do neoliberalismo  

Giovani Semeraro (UFF)  
Anotações para uma teoria do Conhecimento em Gramsci  



10h30min  

Amarildo Trevisan (UFSM)  
O potencial metafórico da mímesis para a educação na teoria da ação comunicativa  

Francimar D. Arruda (UFF)  
A intersubjevidade contemporânea: os desvalidos de Eros  

 

Trabalhos: 

8h30min  

Terezinha da Nóbrega (UFRN) Núcleos Interpretativos para uma teoria da corporeidade: o corpo em movimento  

José Carlos Rothen (FIMI) Educação para o Pensar: pressupostos filosóficos do programa de filosofia para crianças de Lipman  



10h30min  

Humberto Calloni (FURG)  
Educação e crise do fundamento – contribuição ao estudo do sentido da educação numa perspectiva hermenêutica.  

Elizete Tornazetti (UFMS)  
Filosofia da Educação e formação de professores em algumas universidades brasileiras entre os anos 40 e 60  
 

Trabalho:  

8h30min  

Pedro Pagni (Unesp-Marília)  
Notas sobre a Filosofia da Educação de Anísio Teixeira 
 
 
 



10h30min  

Carlos R. Jamil Cury (PUC/MG)  

Debatedores: Demerval Saviani e Paulo Ghiraldelli Jr.  
Minha perspectiva de filosofia da educação e o trabalho no Conselho Nacional de Educação  



11h  

Informes e avaliação do encontro  
Eleição da nova coordenação e dos novos pareceristas

14h - 18h
 
 
------
 
 
------
Consolidação da eleição com possíveis trocas de informações da velha coordenação com a nova coordenação.  

Planejamento dos novos trabalhos, reunindo a velha coordenação e a nova coordenação no sentido de garantir os trabalhos já em andamento pelo GT-FE  

Avaliação do encaminhamento da Associação Brasileira de Filosofia da Educação  

Discussão do "Documento de Caxambu" 

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória)  

(não há pôsteres do GT)
 
------
 
------
20h - 22h
Minicurso

Paulo Ghiraldelli Jr (UNESP) e Silvio Gallo (UNICAMP e UNIMEP)  
Os PCNs, os temas transversais e a escola pública à luz da análise da Filosofia e História da Educação  

Minicurso

Paulo Ghiraldelli Jr (UNESP/Auckland university) e Silvio Gallo (UNICAMP e UNIMEP)  
Os PCNs, os temas transversais e a escola pública à luz da análise da Filosofia e História da Educação 

Minicurso

Paulo Ghiraldelli Jr (UNESP) e Silvio Gallo (UNICAMP e UNIMEP)  
Os PCNs, os temas transversais e a escola pública à luz da análise da Filosofia e História da Educação 

 


 
GT 18 Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Coordenador: Leôncio José Gomes Soares (UFMG)
Local: Palace Hotel/ S. Carteado
 
HORÁRIO/DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 12h30min
8h30min - 10h15min  
Sala de TV Toda a manhã) 
Trabalho encomendado: 

(sessão conjunta com GT 3)  

Miguel Arroyo (UFMG)  
A relação entre movimentos sociais, a escola e as experiências de educação não formal  



10h30min - 12h15min  

Trabalhos:  

Maria Clara Bueno Fischer (UNISINOS)  
Concepção de educação da CUT: uma análise  

Maria Gabriela Faiçal Parenti (UFMG)  
Trabalhadores da construção civil e a experiência escolar: significados construídos 

8h30min - 10h15min  
Sala de TV (toda a manhã) 
Trabalho encomendado:  

Sérgio Haddad (PUC/SP e Ação Educativa)  
O estado da arte da Educação de Jovens e Adultos  



10h30min - 12h15min  

Trabalhos:   

Cláudia Lemos Vovio (Ação Educativa)   
Impactos da escolarização: pesquisa sobre a produção de textos em educação de jovens e adultos   

Zélia Granja Porto (UFPE) 
Educação matemática na educação de jovens e adultos – sobre aprender e ensinar

8h30min - 10h15min  
Sala de TV (toda a manhã) 
Trabalhos:   

Maria Clara Pierro (PUCSP)  
O financiamento público da educação básica de jovens e adultos no Brasil no período 1985/1999  

Sandra M. Llosa (IICE-UBA)  
La situación de la educación de jóvenes y adultos en la Argentina  



10h30min - 12h15min  

Trabalhos: 

Mayra P. Moura (Ação Educativa)   
Desenvolvimento do pensamento: um estudo sobre formação de conceitos com jovens e adultos em processo de escolarização  

Maria do Rosário de F. Carvalho (UFRN)  
‘Cursos de jovens e adultos’: representações sociais de agricultores do semiárido norte-riograndense 

14h - 18h
 
 
------
 
 
------
14h - 15h45min  
Sala de TV 
Maria Margarida Machado (UFG)  
A prática e a formação de professores na educação de jovens e adultos (EJA)  

Maria da Conceição F.R. Fonseca (UFMG)  
O significado de um projeto de extensão universitária na formação inicial de educadores de jovens e adultos  



16h - 17h45min  

Discussão do documento da ANPEd

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória)  
(Fileira 01 – lado B/ de 19 a 23)  

Rejany Dominick, Rose Clair Matela, José Américo Lacerda Jr, Eugenia da Luz Foster, Gene M. V. Silva e Cristiane Guedes (UFF)  
As múltiplas vozes nos 500 anos do Brasil  

Vanessa Portes Gonzaga, V. P. Galvão e S. G. Fonseca (UFU)  
Da fábrica para a vida: a experiência de escolarização de adultos da Cia Nestlé em Uberlândia/MG  

Eduardo Mendes, Maria de carmo Fasiabem e Eneida Costa (USP)  
Alunos da escola técnica agrícola em entrevistas a produtores rurais  

Valdenice Leitão Silva e Carlos Eduardo Monteiro (FUNESO)  
Currículo e educação de jovens e adultos: abordando a cidadania  

Silvana Zasso e Cleuza Maria Dias (FURG)  
As representações sociais e o imaginário sobre a cultura da escola no processo de alfabetização de mulheres

 
 
------
 
------
20h - 22h
Minicurso
Sala 12 
Maria Malta Campos (FCC e PUC/SP)  
Metodologia da pesquisa em educação de jovens e adultos 
Minicurso
Sala 12 
Maria Malta Campos (FCC e PUC/SP)  
Metodologia da pesquisa em educação de jovens e adultos 
Minicurso
Sala 12 
Maria Malta Campos (FCC e PUC/SP)  
Metodologia da pesquisa em educação de jovens e adultos 
 


 
 
GT 19 Educação Matemática
Coordenador: Silvia D. Alcântara Machado (PUCSP)
Local: Palace Hotel/ Cinema
 
HORÁRIO/DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 12h30min
8h30min - 10h15min  

Discussões sobre ações do GT   
( programa, home page , grupo de pesquisa permanente, pôsteres ...)  



10h30min - 12h15min  

Trabalhos:  

10h  
Ana Coêlho Selva (UFPE)  
A compreensão das coordenadas espaciais por crianças de 6 a 8 anos : em estudo exploratório   

10h40min  
Izabella Oliveira (UFPE)  
O ensino fundamental e a resolução de problemas de proporção simples : uma análise das estratégias   

11h20min  
Saddo Almouloud e Elizabeth Mello (PUCSP)  
Iniciação à demonstração aprendendo conceitos geométricos 

8h30min - 10h15min  

Trabalhos:  

8h  
Carla Mesquita (UFPel)  
Deu branco, e agora ? - uma abordagem matemática   

8h40min  
Lícia de Souza Maia (UFPE)  
Matemática concreta x matem. abstrata : mito ou realidade?  

9h20min  
Sonia Igliori (PUC/SP)  
O significado de temas relativos à ordenação no tempo : a influencia do uso cotidiano em um conhecimento matemático   



10h30min - 12h15min  

Discussão sobre:  

Doutorado em Educ. Matemática,  

Licenciatura em Matemática  

Pré escola e Educ. Matemática 

8h30min - 10h15min   

Discussão sobre carta : "Educação não é privilégio "  



10h30min - 12h15min  

Trabalhos:  

10h30min  
Lígia Sad (UFES)  
Uma abordagem epistemológica do cálculo   

11h10min  
João Bosco Laudares e Jonas Lachini (PUC/MG)   
Uso do computador no ensino de matemática na graduação   

11h40min  
Circe Maria Dynnikov (UFES)  
A Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras da USP e a formação de professores de matemática 

14h - 18h
 
 
------
 
 
------
14h - 15h45min  

Discussão sobre carta : "Educação não é privilégio "  



Trabalhos:  

16h  
José Roberto Giardinetto (UNESP)  
Interculturalismo e educação matemática: reflexões a partir da experiência portuguesa   

16h40min  
Ademir Damázio (UNESC)  
O desenvolvimento de conceitos mat. no processo extrativo de carvão : uma abordagem histórico - cultural   

17h20min  
Monica Castro, Janete Frant Flávio M. Lima (USU)  
Produção de significados, funções e representações sociais 

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória)  
(Fileira 04 – lado A/de 76 a 78)  

Eva Maria Alves (UFS)  
Regras: o limite do pode/não pode em atividades lúdicas matemáticas  

Diana Jaramillo (UNICAMP)  
Processos metacognitivos: seu desenvlovimento na formação inicial de professores de matemática  

Regina Maria Pavanello (UEM)  
Geometria e construção de conceitos aritmético:s investigando algumas interrelações

 
------
 
------
20h - 22h
Minicurso

Marcelo de Carvalho Borba e Telma de Souza Gracias (UNESP)  
Informática e educação matemática 

Minicurso

Marcelo de Carvalho Borba e Telma de Souza Gracias (UNESP)  
Informática e educação matemática 

Minicurso

Marcelo de Carvalho Borba e Telma de Souza Gracias (UNESP)  
Informática e educação matemática 

 

 
GT 20 Psicologia da Educação
Coordenador: Marília Gouvêa de Miranda (UFG/UCG)
Local: Hotel União/ S. 3
 
HORÁRIO/DIA
2a feira
3a feira
4a feira
08h30min - 12h30min
8h- 8h30min  

Abertura dos trabalhos do GT Comunicação sobre processo de seleção de trabalhos e pôsteres  

8h30 - 10h15min  

Trabalho encomendado:  

Coordenadora  
Marília Gouvea de Miranda (UFG/UCG)  

Newton Duarte (UNESP)   
As apropriações das teorias psicológicas pela prática educativa contemporânea: a incorporação de Piaget e de Vigotski ao ideário pedagógico 

Debatedora  
Maria Teresa de A Freitas (UFJF)   



10h30 - 12h30  

Trabalhos  

Coordenadora   
Sônia Urt (UFMS)  

Silvana Calvo Tuleski (UEM)  
Para ler Vigotski: recuperando parte da historicidade perdida   

Carlos Henrique Gerken(FUNREI)  
A razão e o outro em Lévy-Bruhl: notas para o estudo de um diálogo com a psicologia sócio-histórica de Vigotski.

8h30 - 10h15min   

Trabalho encomendado:  

Coordenadora 
Vera Maria Nigro de S. Placco (PUC/SP)  

Leandro Lajonquièrre (USP)   
As apropriações das teorias psicológicas pela prática educativa contemporânea: a psicanálise frente à psicologização do cotidiano escolar  

Debatedora: Margareth Shaffer (UFRGS)   



10h30min - 12h30min  

Trabalhos: 

Coordenadora  
Alda Judith Alves Mazzotti (UNESA)  

Mirian P. S. Z. Grispun (UERJ) e Nirma Souza N. de Azevedo (UFRJ)  
Subjetividade, contemporaneidade e educação: a contribuição da Psicologia da Educação  

Rosária S. Peruzzo (UFPel)  
Novos modos de subjetivação na infância: multiplicidade de percursos? de trajetos e devires?

8h30min - 10h15min   

Trabalhos:  

Coordenadora  
Mitsuko A. Makino Antunes (PUCSP)  

Luiz H. Fabiano e Isilda Palangana (UEM)  
Identidade e cultura mercantilizada  

Marisa Eugênio Meira (UNESP)   
O pensamento crítico em Psicologia da Educação: algumas contribuições da pedagogia histórico crítica e da psicologia histórico-cultural  



10h30min - 12h30min  

Trabalhos: 

Coordenadora 
Marilene Proença R. de Souza (USP)  

Lueli Nogueira D. Silva (UFG)  
A centralidade das tarefas escolares nas práticas construtivistas   

Cilene Ribeiro Chakur (UNESP)  

Níveis de aquisição da profissionalidade docente: contribuições de uma leitura piagetiana

14h - 18h
 
 
------
 
 
------
14h00 - 15h40   

Trabalhos  

Coordenadora:   
Marcos C. Loureiro(UFG)  

Célia Renata Rosemberg (UBA)  
Los mecanismos de influencia educativa en los primeros años de la escolaridad: contextos de aprendizaje e "contextos cognitivos"  

Elvira Cristina Martins Tassoni (UNICAMP)   
Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno  



16h00 - 18h  

A) Sessão de avaliação e planejamento do GT  

B)Discussão do Documento da ANPEd  

C) Avaliação da reunião e planejamento das atividades do GT

18h - 20h
Apresentação de Pôsteres  

Ginásio de Esportes (H. Glória)  
(Fileira 01 – Lado A/ 08 a 13)  

Maria de Lourdes Ornellas (PUC/SP)  
A imagem do Bello Monte vista por adolescentes de Canudos  

Regina Célia Prandim (PUC/SP)  
Arte na escola: para quê?  

Maria Isabel Rocha Rosalina Maria Soares (UFMG)  
Representações sociais de professores sobre a escola no meio rural  

Marisa Lopes da Rocha, Valéria da H. Bessa e Marco Aurélio de Rezende (UERJ)  
Psicologia e educação: análise das práticas e da formação  

Ana Maria Siqueira (PUC/SP)  
Investigando o pensamento da criaça de 8 anos – contribuição de Henri Wallon  

Irineu Viotto Filho e Marisa E. M. Meira (PUC/SP)  
Prespectivas críticas de psicologia escolar: algumas tendências na produção nacional e internacional

 
------
 
------
20h - 22h
Minicurso

Mitsuko Aparecida M. Antunes (PUC/SP)  
Relações entre psicologia e educação no Brasil: abordagem histórica

Minicurso

Mitsuko Aparecida M. Antunes (PUC/SP)  
Relações entre psicologia e educação no Brasil: abordagem histórica 

Minicurso

Mitsuko Aparecida M. Antunes (PUC/SP)  
Relações entre psicologia e educação no Brasil: abordagem histórica