23ª Reunião Anual
24 a 28 de setembro de 2000
Caxambu, MG

volta para a página inicial da 23ªRA

 

Trabalhos e Pôsteres

 
Para acessar quaisquer textos completos dos Trabalhos e Pôsteres aprovados para a 23ª Reunião Anual da ANPEd, clique sobre o título do texto desejado. Os textos estão no formato pdf, que abre em Acrobat Reader.
 

 
GT 2  História da Educação 
GT 3 — Movimentos Sociais e Educação 
GT 4 — Didática 
GT 5 — Estado e Política Educacional  
GT 6 — Educação Popular 
GT 7 — Educação da Criança de 0 a 6 anos 
GT 8 — Formação de Professores 
GT 9 — Trabalho e Educação 
GT 10 — Alfabetização, Leitura e Escrita 
GT 11 — Política de Educação Superior 
GT 12 — Currículo 
GT 13 — Educação Fundamental 
GT 14 — Sociologia da Educação 
GT 15 — Educação Especial 
GT 16 — Educação e Comunicação 
GT 17 — Filosofia da Educação 
GT 18 — Educação de Pessoas Jovens e Adultas 
GT 19 — Educação Matemática 
GE 20 — Psicologia da Educação 

 


GT 12 — Currículo
 

Trabalhos
A DIVERSIDADE E SEUS SENTIDOS NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª A 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL): QUESTÕES PRÉVIAS

Helena Ponce Maranhão (LISE/FE/UFRJ)

ESPAÇOS ESCOLARES: NADA FORA DO CONTROLE
ROCHA, Cristianne Maria Famer (UFRGS)

CURRÍCULO COMO TECNOLOGIA DE GOVERNO DE CIDADÃS E CIDADÃOS
Lisete Bampi (UFRGS)

PESQUISANDO MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO: O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES E TESES
Ana Canen (Fac. Educação, PROEDES, UFRJ); Ana Paula Arbache, Faculdade de Educação (UFRJ); Monique Franco, Faculdade de Educação (UFRJ)

RACIONALIDADE MÉDICA: UMA MATRIZ MEDIADORA NA PRODUÇÃO CURRICULAR
Dayse Hora (UNIRIO)

COTIDIANO ESCOLAR E CURRÍCULOS REAIS: sobre a complexidade das redes de saberes produzidas e articuladas nas salas de aula
FERRAÇO, Carlos Eduardo (DASE/CP/UFES)

A BUSCA DE UMA NOVA ERÓTICA NUM CURRÍCULO DE “FORMAÇÃO DOCENTE”
Carla Giovanna Lamas Cardarello (UFRGS)

EL CURRICULUM  EN ARGENTINA:  LA BÚSQUEDA DE UN LUGAR
CAPPELLETTI, Graciela (UNQuilmes); FEENEY, Silvina (UNQuilmes)

A LOGOGIZAÇÃO DO INFANTIL: UMA PRÁTICA CURRICULAR
Suzana Lima dos Santos (UFRGS)

CURRÍCULO CULTURAL E AS RESSIGNIFICAÇÕES DO PÚBLICO E DO PRIVADO
MENDES, Cláudio Lúcio (FaE/UFMG)

A PRODUÇÃO DO CURRÍCULO NA TELEVISÃO: QUE DISCURSO É ESSE?
PARAÍSO, Marlucy Alves (UFMG/UFRJ)

TRAJETÓRIA, ITINERÁRIO, ITINERÂNCIA E ERRÂNCIA: PERSPECTIVANDO O CURRÍCULO ENQUANTO CRISÁLIDA
Roberto Sidnei Macedo (FACED/UFBA)

INFORMÁTICA EDUCATIVA E CURRÍCULO: MATERIALIDADE PÓS-MODERNA E RACIONALIDADE MODERNA
Luís Henrique Sommer  (UFRGS)

A SUJEIÇÃO MORAL DO INFANTIL-CIDADÃO NO CURRÍCULO NACIONAL
Luciane Uberti (UFRGS)

CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO TEXTO CURRICULAR: A POSTURA DOS ENUNCIADORES
Edith I.S. Frigotto - UFF

MAPAS DESMONTÁVEIS : PROFESSORES E ALUNOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ESCOLAR
Antonio  Carlos Rodrigues de Amorim (Faculdade de Educação/ UNICAMP)

Pôsteres
EXPERIENCIANDO A NARRAÇÃO: RELATO DE UMA PRÁTICA

Ana Lúcia Guedes-Pinto (FE-UNICAMP); Roseli Aparecida Cação Fontana (FE-UNICAMP)

Currículo em ação: anotações sobre os usos da avaliação no cotidiano da prática pedagógica.
FONTANA, Roseli A. Cação (Faculdade de Educação/UNICAMP)

A PRÁTICA CURRICULAR DE UMA ESCOLA NOTURNA DO ENSINO MÉDIO NA PERIFERIA DE TERESINA-PIAUÍ: UM ESTUDO DE CASO
CARVALHO, Marlene Araújo de; LOSANE, Lourdes (UFPI)

 

voltar ao início desta página

 


GT 13 Educação Fundamental
 

Trabalhos
TEMAS TRANSVERSAIS: NOVIDADE?

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas (UEM)

UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL, UMA ETAPA CONCLUÍDA? Estudo sobre crianças/adolescentes (7 a 14 anos) fora da escola, segundo dados da Pesquisa Sobre Padrões De Vida (IBGE).
Patrícia Monteiro Lacerda (PUC-Rio)

INTERAÇÕES DE PROPOSTAS CURRICULARES OFICIAIS E NÃO-OFICIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA CURRICULAR DE UMA ESCOLA PÚBLICA/ RESULTADOS DE PESQUISA
FERNANDES, Claudia (PUC-RIO)

O CULTURAL E O AFETIVO NAS VOZES DOS ALUNOS SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA
Rosana Rosolen (UNIMEP)

A SEXUALIDADE E OS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: ENTRE A VONTADE DE SABER E O CUIDADO DE SI
REIS, Maria Amelia Gomes de Souza (UNIRIO)

EDUCAÇÃO E IDENTIDADE NACIONAL: UMA PRODUÇÃO TELEVISIVA DE “VERDADE”
SALCIDES, Arlete (FEEVALE)

O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS DESCENTRALIZADAS:  O ESTUDO DO FUNDEF
Mariane Koslinski (UNICAMP)

AS “INTERAÇÕES ENSINANTES” DE PROFESSORAS DE SUCESSO: APRENDIZAGEM GUIADA E IMITAÇÃO
MAGDA FLORIANA DAMIANI (UFPel)

ESCOLA DE PERIFERIA: UM OLHAR EM CONSTRUÇÃO
VALIATI, Claudia Maria de Almeida - UPF

TURMAS DE PROGRESSÃO NA ESCOLA CIDADà - A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DAS NORMAS DE CONVIVÊNCIA EM DISCUSSÃO
Maria Luisa Merino Xavier; Maria Bernadette Castro Rodrigues; Roseli Inês Hickmann; Tânia Ramos Fortuna; Heloisa Junqueira (UFRGS)

O TEMPO HISTÓRICO NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
BERGAMASCHI, Maria Aparecida (UFRGS)

RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS E AS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Rosângela Novaes Lima/UFPA

Pôsteres
A PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA - CIEP (RIO DE JANEIRO)

Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da Silva (UNESA)

INVISÍVEL MAS PRESENTE NA CULTURA DA ESCOLA: O GRUPO DE MENINAS: "TURMA DA MÃO PRETA"
OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de (PPGE-UFSCar); MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti (PPGE-UFSCar)

A EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLETINDO E DISCUTINDO PRÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS
Cláudia Ribeiro Bellochio (UFSM)

O REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA NO ESTADO DE SÃO PAULO NA VOZ DOS PROFESSORES DO CICLO I : PRIMEIRAS REFLEXÕES
Claudia Cristina Fiorio Guilherme

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO NO CONTEXTO DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA: UM OLHAR PARA A RESERVA URBANA MASSAIRO OKAMURA
BORDEST, Suíse Monteiro Leon;  OLIVEIRA, Denise de Oliveira;  PINTO,Neusa Baptista

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESPAÇO DE INTERVENÇÃO DOS PROFESSORES SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
INVERNIZZI, Mara Cristina C.(UNIMEP); CARNEIRO TOMAZELLO, Maria Guiomar (UNIMEP)

 

voltar ao início desta página



GT 14 Sociologia da Educação
 

Trabalhos
AS APROPRIAÇÕES DA OBRA DE PIERRE BOURDIEU NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO

PEREIRA, Gilson R. de M. (UERN); CATANI, Denice B. (FEUSP); CATANI, Afrânio M. (FEUSP)

EL PLAN SOCIAL EDUCATIVO Y LA CRISIS DE LA EDUCACIÓN PÚBLICA. Reflexiones sobre las sentidos de los políticas compensatorias en los tiempos de la Reforma Educativa
Silvia Duschatzky; Patricia Redondo (FLACSO)

A PLURALIDADE DE IDENTIDADES NO BAIRRO MARÉ – RIO DE JANEIRO
Silva, Jailson de Souza E (UFF)

TRABALHO PEDAGÓGICO E SOCIALIZAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO MORAL
Dora Leal Rosa (UFBa)

ESTAR  PROFESSORA - SER  PROFESSORA : IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORAS PRIMARIAS
VILELA, Rita Amelia Teixeira (PUCMINAS)

O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS INDÍGENAS: O CASO DOS KARAJÁ
Rosani Moreira Leitão (UEG; UFG)

O QUÊ SE FALA E O QUÊ SE CALA SOBRE O HOMOEROTISMO MASCULINO: DISCURSOS, PRÁTICAS E POSTURAS DOS PROFESSORES DIANTE DO FATO E DO ASSUNTO
FERRARI, Anderson (UFJF)

EDUCAÇÃO E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL: A APRENDIZAGEM DA DIFERENÇA
Ana Almeida (Unicamp)

Silêncio e violência: a educação de crianças vítimas de abuso sexual na família
Veralucia Pinheiro (UFG)

A  SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES CATARINENSES
DAROS, Maria das Dores; NASCIMENTO, Carla D’Lourdes do; DANIEL, Leziany Silveira (UFSC)

CLASES MEDIAS, PEDAGOGIAS Y MISERIA SOCIAL EN LA HISTORIA RECIENTE DE LA ARGENTINA. EL LUGAR DE LA INFANCIA (1955-1976)
SANDRA CARLI (UBA; CONICET; Rep.Argentina)

FAMILIAS Y ESCUELA EN LA TRAMA DE LA DESIGUALDAD
Sofía Thisted

Pôsteres
DESAFIOS DO PROCESSO DE PESQUISA SOBRE A RELAÇÃO DE FAMÍLIAS DE CAMADAS MÉDIAS E ESCOLA

Zaia Brandão, Cynthia de Carvalho e Patrícia Lacerda (PUC/RJ)

 

voltar ao início desta página  

 


GT 15 Educação Especial
 

Trabalhos
OUVIDOS CEGOS
Christiane Reis Dias Villela Assano

A PERCEPÇÃO DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INSERIDOS NO ENSINO REGULAR
Enicéia Gonçalves Mendes, Ana Carolina Gravena, Giovana Corsi, Marina Neuville Serra

POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE CRIANÇAS SURDAS COM BAIXA VISÃO
CADER, Fatima Ali Abdalah Abdel (PPG-Educação Especial/UFSCar); COSTA, Maria Piedade Resende (PPG-Educação Especial/UFSCar; or.)

PROCESSOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DOS DEFICIENTES MENTAIS
Fabiany de Cássia Tavares Silva (UFMS — PUC/SP)

RESPOSTAS DE EDUCADORES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Lucia Reily, Tania Ansvalenzuela e GiselleFiamoncini (PUCCAMP)

OS PCN E AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS : UM DEBATE
Monique Franco (INES)

O PLANO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA EXPERIÊNCIA COM PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA
Theresinha Guimarães Miranda (Faculdade de Educação/UFBa)

A EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA DE UMA JOVEM COM SÍNDROME DE DOWN
Lineu N.Kohatsu (USP)

A INSERÇÃO DA CRIANÇA SURDA EM CLASSE DE CRIANÇAS  OUVINTES: FOCALIZANDO A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (Curso de Fonoaudiologia - UNIMEP)

A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO SIMBÓLICO: PARA ALÉM DOS LIMITES IMPOSTOS À DEFICIÊNCIA MENTAL
Anna Maria Lunardi Padilha (UNIFRAN, SP)

RELAÇÕES ENTRE O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO/INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PROCESSO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO NA SAÚDE MENTAL: UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO POR MEIO DO ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO COM PACIENTES PSIQUIÁTRICOS COM LONGA HISTÓRIA DE INTERNAÇÃO
ARAUJO, Alessandra de. (UFSCar - FAPESP)

AS DIFERENÇAS VÃO À ESCOLA... INTERATIVIDADE, INDIVIDUALIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Simone Girardi Andrade (CEUNIFRAN); Claudio Roberto Baptista (PPGEDU-UFRGS); Lourdes Inês Müller (UFRGS)

DEFICIÊNCIA E TRABALHO: o caso Mato Grosso do Sul
Samira Saad Pulchério Lancillotti

Pôsteres
LEMBRANÇAS DA ESCOLA: HISTÓRIAS DE VIDA DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS

CAIADO, Katia Regina Moreno (Faculdade de Educação da PUC-Campinas; doutoranda na Faculdade de Educação da USP)

CONSTRUINDO UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Denise Meyrelles de Jesus (PPG em Educação, Centro Pedagógico da Universidade Federal do Espírito Santo)

(Ana Maria Pontes Pereira e Roselaine Gomes S. de Souza. Bolsistas de Iniciação Científica – PIBIC – CNPq – UFES)

UMA INCURSÃO NA RELAÇÃO COGNIÇÃO/NORMALIDADE
Maria Luísa Bissoto  (UNIMEP)

 

voltar ao início desta página



GT 16 Educação e Comunicação
 

Trabalhos
O uso da imagem na pesquisa em educação: desafios contemporâneos

Rita Marisa Ribes Pereira (UERJ/PUC-Rio); Solange Jobim e Souza (PUC-Rio/UERJ)

IMAGENS E MEMÓRIA NA (RE) CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Áurea Maria Guimarães (Fac. Educ./Unicamp)

AVENTURANDO PELOS CAMINHOS DA LEITURA E ESCRITA DE JOGADORES DE ROLE PLAYING GAME  (RPG)
Jane Maria Braga (SME/JF)

IMAGENS INFANTIS NOS DESENHOS TRADICIONAIS E NOS JOGOS DE COMPUTADOR
Maria Lúcia Batezat Duarte (UFU/UTP)

"MEU CURRÍCULO SÃO AS MINHAS CÉLULAS": O FILME GATTACA E OS NOVOS EXCLUÍDOS
Ripoll, Daniela (texto não disponível)

A  ESPIRAL REALIMENTADORA  DA POIESIS HUMANA
ZACCUR, Edwiges

PARCERIAS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM MÍDIAS E TEMAS CULTURAIS
Porto, Tania Maria Esperon (Fae/UFPel)

A FABRICAÇÃO DOS ÍDOLOS ESPORTIVOS
Fátima Maria Pilotto (PPG-Edu/UFRGS)

INFÂNCIA NA MÍDIA: SUJEITO, DISCURSO E PODERES
Jacira Cabral da Silveira (PPGEdu/UFRGS)

A INDÚSTRIA CULTURAL GLOBALIZADA E A POSSIBILIDADE DE REINCIDÊNCIA DO FASCISMO
Antônio Álvaro Soares Zuin (UFSCar)

A TELEVISÃO BRASILEIRA ENQUANTO  TERMINAL COGNITIVO  DA SOCIEDADE
Rosa Dalla Costa (UFPR)

FORMAÇÃO DE PROFESSORES  E  TV ESCOLA
Mirza Seabra Toschi (FE/UFG)

REALIDADES FICCIONADAS: imagens e palavras de um telejornal brasileiro
Wencesláo Machado de Oliveira Jr. (Dep. Educação/Unesp - Rio Claro)

MÍDIA, IMAGINÁRIO DE CONSUMO E EDUCAÇÃO
Paola Basso Menna Barreto Gomes

REDES COOPERATIVAS VIRTUAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ESTUDOS PARA A GRADUAÇÃO
PAIVA, Jane (UERJ); MACIEL, Ira Maria (UERJ)

Pôsteres
OFICINA PARA PROFESSORES DO VÍDEO CLUBE DO FUTURO: MUSEU E ESCOLA UNINDO FORÇAS NA DISCUSSÃO DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL

Maria do Rosário de Assumpção Braga (Duaia Assumpção); Ana Cecília Pacheco

TECNOLOGIAS COLABORATIVAS EM UM AMBIENTE DISTRIBUÍDO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
RIVAS, Noeli Prestes Padilha; BASTOS, Isabella; RIBEIRO, Leandro (FFCLRP/USP)

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E SUA INFLUÊNCIA NA REPRESENTAÇÃO DE AMBIENTE EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lucia de Fatima Estevinho Guido (UFUberlândia)

CIÊNCIA EM CENA - Um diálogo entre Arte, Educação e Ciência: a  experiência dos Laboratórios de Percepção
Thelma Lopes (Museu da Vida - Fundação Oswaldo Cruz)

CORPOREIDADE, ESTÉTICA E COTIDIANO: ELEMENTOS PARA O PROCESSO EDUCATIVO DE CRIAÇÕES COREOGRÁFICAS NA ESCOLA
Karenine de O. Porpino (UFRN)

O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS SOBRE  A CONSTRUÇÃO/PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
PINTO, Janeth. (UCP)

Co-autores: BARRETO, Maria Augusta Olivieri Sá (UCP); MARTINS, Guilherme Teixeira Azeredo (UCP); PAES, Edalma Ferreira (UCP); RODRIGUES, Sandro da Costa (Iniciação Científica: UCP)

 

voltar ao início desta página


GT 17 Filosofia da Educação
 

Trabalhos
EDUCAÇÃO E CRISE DE FUNDAMENTO: CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DO SENTIDO DA EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA HERMENÊUTICA

Humberto Calloni (FURG)

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ALGUMAS UNIVERSIDADES  BRASILEIRAS ENTRE OS ANOS 40 E OS ANOS 60
Elisete M. Tomazetti (UFSM)

A Intersubjetividade Contemporânea: os desvalidos de Eros
Francimar Duarte Arruda

EDUCAÇÃO PARA O PENSAR: Pressupostos filosóficos do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman
José Carlos Rothen (Fac. Integr. Maria Imaculada e Faculdade Santa Lúcia; Unimep); Luiz Roberto Goemes (Fac. Adventista de Educação e Ciências Humanas; Unicamp); Márcia Reani Pechula (Fac. Americana e PUCCamp; PUC/SP)

O COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO: PROPOSTA DE RATKE E DO NEOLIBERALISMO
SANDINO HOFF

ANOTAÇÕES PARA UMA TEORIA DO CONHECIMENTO EM GRAMSCI
SEMERARO, Giovanni (UFF)

NÚCLEOS INTERPRETATIVOS PARA UMA TEORIA DA CORPOREIDADE: O CORPO EM MOVIMENTO
Terezinha da Nóbrega (UFRN)

O POTENCIAL METAFÓRICO DA MÍMESIS PARA A EDUCAÇÃO NA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA
Amarildo Luiz Trevisan (UFSM)


voltar ao início desta página

 


GT 18 Educação de Pessoas Jovens e Adultas
 

Trabalhos
JOVENS FORA DA ESCOLA - ESTUDO SOBRE JOVENS E ADULTOS FORA DA ESCOLA, A
PARTIR DE DADOS DA PESQUISA SOBRE PADRÕES DE VIDA – PPV/ IBGE – 1996/1997.

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO: UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DE CONCEITOS COM JOVENS E ADULTOS EM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
Mayra Patrícia Moura (Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação)

O FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL NO PERÍODO 1985/1999
Maria Clara Di Pierro (PUCSP; Ação Educativa – assessoria, pesquisa e informação)

TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL E A EXPERIÊNCIA ESCOLAR: SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS
PARENTI, Maria Gabriela Faiçal (UFMG)

O SIGNIFICADO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis (UFMG/UNICAMP); PEREIRA, Júlio Emílio Diniz (UFMG); JANNES, Cinthia Elim (UFMG); SILVA, Laura Portugal da (UFMG)

IMPACTOS DA ESCOLARIZAÇÃO: PESQUISA SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTOS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Cláudia Lemos Vóvio (Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação)

AS CONSTRUÇÕES COGNITIVAS DO ADULTO E SUAS REPERCUSSÕES NO PROCESSO EDUCATIVO
Sérgio Roberto Kieling Franco (UFRGS)

JUVENTUDE, EXCLUSÃO E EDUCAÇÃO

LA SITUACIÓN DE LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN LA ARGENTINA
LLOSA, Sandra; SIRVENT, María Teresa; TOUBES, Amanda; SANTOS, Hilda; BADANO, María del Rosario; HOMAR, Amalia (Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación – Facultad de Filosofía y Letras – Universidad de Buenos Aires)

"CURSOS DE JOVENS E ADULTOS": REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AGRICULTORES DO SEMIÁRIDO NORTE-RIOGRANDENSE
Maria do Rosário de F. Carvalho (UFRN)

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DA CUT:  UMA ANÁLISE
Maria Clara Bueno Fischer (UNISINOS)

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EMPRESA: UM ESTUDO DE CASO
Maria Aparecida Zanetti (UFPR)

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE APRENDER E ENSINAR CONCEITOS
PORTO, Zélia Granja (UFPE); CARVALHO, Rosângela Tenório (UFPE)

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA – MG (ANOS 80 E 90)
Maria Clarisse Vieira (UnB); Selva G. Fonseca (UFU)

ESCOLARIZAÇÃO TARDIA DE HOMENS E MULHERES TRABALHADORES: RECONSTRUINDO TRAJETÓRIAS ESCOLARES E OCUPACIONAIS
CAMARGO, Maria Rosa R. M. (UNESP- Rio Claro); MAZZA, Débora (UNESP- Rio Claro); SALLES, Leila Maria Ferreira (UNESP- Rio Claro)

A PRÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EJA: Uma análise de dissertações e teses produzidas no período de 1986 a 1998
Maria Margarida Machado (UFG)

Pôsteres
AS MÚLTIPLAS VOZES NOS 500 ANOS DO BRASIL

DOMINICK, Rejany dos Santos (UFF e UNICAMP); FOSTER, Eugênia da Luz Silva (UFF e UFAp); GUEDES,  Cristiane de Pinho (UFF); LACERDA Jr., José Américo de (UFF); MATELA, Rose Clair P. Matela (UFF); SILVA, Gene Maria V. Lyra (UFF; UFG)

ALUNOS DE ESCOLA TÉCNICO AGRÍCOLA EM ENTREVISTAS A PRODUTORES RURAIS
Eneida Elisa Mello Costa (ESALQ/USP); Maria do Carmo Ramos Fasiaben (DAA-Desenvolvimento Agrícola); Eduardo Bianchini Teixeira Mendes (Acad. Curso Eng. Agronômica-ESALQ/USP)

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O IMAGINÁRIO SOBRE A CULTURA DA ESCOLA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE MULHERES
Cleuza Maria Sobral Dias (FURG); Silvana Maria Bellé Zasso (FURG); Fernanda da Silva Pereira (Bolsista CNPq-FURG)

CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ABORDANDO A CIDADANIA
SILVA, Valdenice Leitão da (FUNESO); MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira (UFPE)

DA FÁBRICA PARA A VIDA: A EXPERIÊNCIA DE ESCOLARIZAÇÃO DE ADULTOS DA CIA. NESTLÉ EM UBERLÂNDIA - MG
VANESSA PORTES GALVÃO; SELVA GUIMARÃES FONSECA

 

voltar ao início desta página



GT 19 Educação Matemática
 

Trabalhos
O SIGNIFICADO DE TERMOS RELATIVOS À ORDENAÇÃO NO TEMPO: A INFLUÊNCIA DO USO COTIDIANO EM UM CONHECIMENTO MATEMÁTICO

IGLIORI, S.; MARANHÃO, C.; SENTELHAS, S. (PUCSP)

ANÁLISES PRÉVIAS À CONCEPÇÃO DE UMA ENGENHARIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Paula Moreira Baltar Bellemain (Mestrado em Educação/UFPE); Paulo Figueiredo Lima (Mestrado em Educação/UFPE)

CATEGORIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DADOS NA 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Guimarães, Gilda L. (UFPE); Gomes Ferreira, Verônica G. (UFPE); Roazzi, Antonio (UFPE)

MATEMÁTICA CONCRETA X MATEMÁTICA ABSTRATA: MITO OU REALIDADE?
Lícia de Souza Leão Maia (Mestr. Educação/UFPE)

INTERCULTURALISMO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PORTUGUESA
José Roberto Boettger Giardinetto (Depto de Educação/UNESP - Presidente Prudente)

O ENSINO FUNDAMENTAL E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROPORÇÃO SIMPLES: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS
Oliveira, Izabella A. F. G. (UFPE ); Santos, Marcelo Câmara (UFPE)

MEDIDAS DE COMPRIMENTO: UNIDADES CONVENCIONAIS EM ARTICULAÇÃO COM ARBITRÁRIAS
Maranhão, M. Cristina S. de A. (PUCSP); Campos Tânia  M. M. (PUCSP)

O SAEB E A MATRIZ CURRICULAR DE REFERÊNCIA EM MATEMÁTICA
Maria Isabel Ramalho Ortigão (Esc. Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ)

A COMPREENSÃO DAS COORDENADAS ESPACIAIS POR CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Ana Coêlho Vieira Selva & Jorge Tarcísio da Rocha Falcão (UFPe)

UMA ANÁLISE DO SIGNIFICADO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA GEOMETRIA
Luiz Carlos Pais

UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO CÁLCULO
Lígia Arantes Sad (PPG-Educação – UFES)

PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS, FUNÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
CASTRO, Monica Rabello de (IEM/USU); FRANT, Janete Bolite (IEM/USU); LIMA, Flavio Moraes (Col/PII-MEM/USU)

A FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DA USP E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Circe Mary Silva da Silva (PPG-Educação/UFES)

O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO PROCESSO EXTRATIVO DE CARVÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
 Ademir Damazio (UNESC)

CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SIMETRIA ROTACIONAL ATRAVÉS DE UM AMBIENTE NO CABRI-GÉOMÈTRE:  ANÁLISE DE UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
Abraão Juvêncio de Araújo (UFPE); Verônica Gitirana (UFPE)

INICIAÇÃO À DEMONSTRAÇÃO APREENDENDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS
Saddo Ag Almouloud (PUCSP); Elizabeth Gervazoni Silva de Mello (Uni-Mogi das Cruzes)

O USO DO COMPUTADOR NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO
João Bosco Laudares; Jonas Lachini

DEU BRANCO, E AGORA? UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA
MESQUITA, Carla GR de (UFPel)

Pôsteres
REGRAS : O LIMITE DO PODE NÃO PODE EM ATIVIDADES LÚDICAS MATEMÁTICAS

ALVES, Eva Maria Siqueira (UFSergipe)

PROCESSOS METACOGNITIVOS:  SEU DESENVOLVIMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Diana Jaramillo (UNICAMP)

GEOMETRIA E CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS ARITMÉTICOS: INVESTIGANDO ALGUMAS INTER-RELAÇÕES
Regina Maria  Pavanello (UEM)

 

voltar ao início desta página


 
GE 20 Psicologia da Educação
 
Trabalhos
TRABALHANDO COM PAIS SOBRE INDISCIPLINA ESCOLAR: UM DESAFIO PARA O PSICÓLOGO

FRELLER, Cintia Copit (IPUSP)

A RAZÃO E O OUTRO EM LÉVY-BRUHL: notas para estudo de um  diálogo com a psicologia sócio-histórica de Vygotsky
Carlos Henrique de Souza Gerken (FUNREI/MG)

NÍVEIS DE AQUISIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE UMA LEITURA PIAGETIANA
Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur (Faculdade de Ciências e Letras-UNESP/Araraquara)

Novos modos de subjetivação na infância: multiplicidades de percursos?  de trajetos e  devires?
Rosária Sperotto Peruzzo (FaE/UFPel; PPG-Edu/UFRGS)

A RELAÇÃO PSICOLOGIA E ALFABETIZAÇÃO SOB A ÓPTICA DOS PROFESSORES
DIANA CARVALHO DE CARVALHO

IDENTIDADE E CULTURA MERCANTILIZADA
Luiz Hermenegildo Fabiano (Dep. Fundamentos da Educação – UEM/PR); Isilda Campaner Palangana (Dep. Teoria e Prática da Educação – UEM/PR)

O PENSAMENTO CRÍTICO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Marisa Eugênia Melillo Meira

AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO.
Elvira Cristina Martins Tassoni (Unicamp)

PARA  LER VYGOTSKI: RECUPERANDO PARTE DA HISTORICIDADE  PERDIDA
Silvana Calvo Tuleski (UEM - PR)

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE A PRÓPRIO PROFISSÃO: À BUSCA DE SENTIDOS
Margot Campos Madeira  (UCPetrópolis)

A CENTRALIDADE DAS TAREFAS ESCOLARES NAS PRÁTICAS ESCOLARES CONSTRUTIVISTAS
Lueli N. Duarte da Silva (UFG)

OS PERCURSOS ESCOLARES DE CINCO ALUNOS DE UMA CLASSE DE ACELERAÇÃO I: TRAJETÓRIAS DE PERCALÇOS
VIÉGAS, Lygia de Sousa; SOUZA, Marilene Proença Rebello de

SUBJETIVIDADE, COMTEMPORANEIDADE E EDUCAÇÃO : A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Grinspun, Mírian P.Sabrosa Zippin; Azevedo, Nyrma

LOS  MECANISMOS  DE  INFLUENCIA  EDUCATIVA  EN  LOS  PRIMEROS AÑOS  DE  LA  ESCOLARIDAD. CONTEXTOS  DE  APRENDIZAJE  Y  “CONTEXTOS  COGNITIVOS”
Celia Renata Rosemberg (CONICET-UBA)

Pôsteres
ARTE NA ESCOLA : PARA QUÊ?

Regina Célia Almeida Rego Prandini

Investigando o Pensamento da Criança de 8 anos – contribuição de Henri Wallon
SIQUEIRA, Ana Maria de Paula  (PUCSP)

 
voltar ao início desta página