23ª Reunião Anual
24 a 28 de setembro de 2000
Caxambu, MG

 

 

Trabalhos e Pôsteres

 
Para acessar quaisquer textos completos dos Trabalhos e Pôsteres aprovados para a 23ª Reunião Anual da ANPEd, clique sobre o título do texto desejado. Os textos estão no formato pdf, que abre em Acrobat Reader.
 

 
GT 2  História da Educação 
GT 3 — Movimentos Sociais e Educação 
GT 4 — Didática 
GT 5 — Estado e Política Educacional  
GT 6 — Educação Popular 
GT 7 — Educação da Criança de 0 a 6 anos 
GT 8 — Formação de Professores 
GT 9 — Trabalho e Educação 
GT 10 — Alfabetização, Leitura e Escrita 
GT 11 — Política de Educação Superior 
GT 12 — Currículo 
GT 13 — Educação Fundamental 
GT 14 — Sociologia da Educação 
GT 15 — Educação Especial 
GT 16 — Educação e Comunicação 
GT 17 — Filosofia da Educação 
GT 18 — Educação de Pessoas Jovens e Adultas 
GT 19 — Educação Matemática 
GE 20 — Psicologia da Educação 

 



GT 2
História da Educação
 
Trabalhos
ENSAIO DE CONSTRUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE CRÍTICA: A “OFICINA TOTAL” DE ARQUITETURA DE CÓRDOBA. (ARGENTINA, 1970-1976)

Silvia Alícia Martínez (UENF)

O MANIFESTO DOS PIONEIROS DE 32 COMO AMPLIAÇÃO DA POLÍTICA REFORMISTA
MATE, Cecília Hanna (FEUSP)

O DOCUMENTO FOTOGRÁFICO: UM CAMINHO A MAIS PARA O CONHECIMENTO DA PRESENÇA NEGRA NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
CUNHA, Lídia Nunes (UFPE)

O PODER QUE ASSUJEITA É O MESMO QUE SE FAZ DESEJAR
Beatriz Daudt Fischer (UNISINOS)

UM IMPRESSO SE POPULARIZA: A FORMAÇÃO DE UM PÚBLICO LEITOR (1900-1950)
Ana Maria de Oliveira Galvão (UFPE)

O PENSAMENTO EDUCACIONAL DO PROFESSOR HONORIO GUIMARÃES (UBERABINHA-MG, 1905-1922)
Carlos Henrique de Carvalho (USP); Luciana Beatriz de O. B. de Carvalho (UFUberlândia)

A PESQUISA EDUCACIONAL COMO RAZÃO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA INSTITUCIONAL (1950-1960)
Libânia Nacif Xavier (UFRJ)

O PROJETO DE RUI BARBOSA:O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Maria Cristina Gomes Machado (UEM)

EDUCAÇÃO-FOTOGRAFIA:  IMPRESSÕES E SENTIDOS
DANTAS, Eugênia Maria  (UFRN-Campus de Caicó)

O MÉTODO DE LANCASTER E A MEMÓRIA DE MARTIM FRANCISCO
NEVES. Fátima Maria (UEM)

LA "REVOLUCION LIBERTADORA": EDUCACION Y CIUDADANÍA RESTRINGIDA (ARGENTINA, 1955-1958)
Adrian Ascolani

A ESCOLA NOVA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO DOS ANOS 30:  A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ARGENTINA
Miriam Waidenfeld Chaves

É PRECISO EDUCAR O POVO! A INFLUÊNCIA DA AÇÃO MISSIONÁRIA PROTESTANTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA (SÉCULO XIX)
Jane S. de Almeida (UNESP)

PROFISSIONALIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO FEMININO: uma história de emancipação e preconceitos
SCHAFFRATH, Marlete dos Anjos Silva (UE Maringá)

A SOCIEDADE DAS ESCOLAS CRISTÃS NAS ORIGENS
Ir. Marcos Corbellini (UNISINOS)

“ALEMÃO”, “ESTRANGEIRO” OU “TEUTO-BRASILEIRO”? REPRESENTAÇÕES DE DOCÊNCIA TEUTO-BRASILEIRO-EVANGÉLICA NO RIO GRANDE DO SUL
Dagmar E. Estermann Meyer (UFRGS)

O MUNDO EM MOVIMENTO: JOHN DEWEY EM PERIÓDICOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS
Marcus Vinicius da Cunha  (Unesp/Araraquara)

ISABEL GONDIM: UMA VIDA PELA EDUCAÇÃO
Maria A. Câmara de Morais (UFRN)

MESTRE: PROFISSÃO PROFESSOR(A) - PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA PROVÍNCIA MINEIRA NO PERÍODO IMPERIAL
Maria Cristina Soares de Gouvêa (UFMG)

CULTURA ESCOLAR, CULTIVO DE CORPOS: A GYMNASTICA COMO PRÁTICA CONSTITUTIVA DE CORPOS DE CRIANÇAS NO ENSINO PÚBLICO PRIMÁRIO DE  BELO  HORIZONTE  (1906 – 1920)
VAGO, Tarcísio M. (UFMG)

A EDUCAÇÃO NO IMPÉRIO DOS PREFERIDOS DO SOL
José Joaquim Pereira Melo (UEM)

CATEDRAIS DE CULTURA E DE ARAME EM CURITIBA: MITO E METÁFORA
Carmen Lúcia Fornari Diez (UFPR; UNIMEP); Geraldo Balduíno Horn (UFPR; USP)

Pôsteres
A REVISTA A ORDEM, FONTE DO IDEÁRIO EDUCACIONAL CATÓLICO

DIONÍSIO, Marinaldo Fernandes (UNESP-Araraquara)

INVESTIGAÇÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO DO CAMPO PEDAGÓGICO EM MINAS GERAIS 1820/1950
Autora: VEIGA, Cynthia Greive (FaE-UFMG)

Co-autores: BATISTA, Antônio Augusto Gomes; GOUVÊIA, Cristina Soares de; JINZENJI, Mônica Yumi; LEONEL, Tatiana Luela de; OLIVEIRA, Rachel Santos de; SILVA, Marcilene da; SOUZA, Hozana Penha de.

A LEITURA NO CURSO PRIMÁRIO E O MOVIMENTO ESCOLANOVISTA EM MINAS GERAIS
Karina Klinke (Doutoranda da Faculdade de Educação/UFMG)

ANÍSIO TEIXEIRA E AS POLÍTICAS DE EDIFICAÇÕES ESCOLARES NO RIO DE JANEIRO (1931-1935) E NA BAHIA (1947-1951)
DÓREA, Célia Rosângela Dantas (Universidade do Estado da Bahia – UNEB)

HELOÍSA MARINHO: Educadora de Educadoras na Educação Infantil do Rio de Janeiro
LEITE FILHO, Aristeo  (PUC/Rio)

DISCUTINDO “A ESCOLA PAULISTA”
NERY, Ana Clara Bortoleto / Departamento de Educação  (UFSCar)

voltar ao início desta página


 

GT 3 Movimentos Sociais e Educação
 
Trabalhos
MULHERES NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Delcele Mascarenhas Queiroz  (Uneb; UFBa)

AS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DE GÊNERO E RAÇA NA CONSTITUIÇÃO DA MASCULINIDADE E DO CORPO DOS HOMENS NEGROS DO GRUPO AFRO-CATÓLICO MAÇAMBIQUE DE OSÓRIO
Regina Marques Parente (PPGEDU - Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRGS)

GRUPOS DA JUVENTUDE E PRÁTICAS SOCIAIS EDUCATIVAS NA CIDADE
Prof. Dr. Paulo Cesar Rodrigues Carrano (Faculdade de Educação - UFF)

MOVIMENTOS INDÍGENAS POR EDUCAÇÃO: NOVOS SUJEITOS SOCIOCULTURAIS NA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL
CAMPOS, Rogério Cunha (UFMG)

EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NO CONTEXTO DA DESCONCENTRAÇÃO DO ESTADO
Antonio Munarim – Prof. do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC

UM OLHAR SOBRE OS IDEAIS EDUCATIVOS CONSTITUÍDOS PELOS MOVIMENTOS ECOLOGISTAS NOS ANOS SETENTA
GUIMARÃES, Leandro Belinaso (UFSC); NOAL, Fernando Oliveira (UFSC)

O CORPO BRINCANTE MAXAKALI
Vânia de Fátima Noronha Alves (Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH)

Pôsteres
O MOVIMENTO DOS PROFESSORES NO DISCURSO JORNALÍSTICO: QUANDO O MOSTRAR OCULTA

RESENDE, Elaine Souza; MORGADO, Maria Aparecida. (UFMT)

POLÍTICA SOCIAL E EDUCAÇÃO: UMA ALTERNATIVA DO MST?
COSTA, Sidiney Alves  (Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSCAR)

voltar ao início desta página




GT 4 Didática
 
Trabalhos
CONFLITO CONTEÚDO/FORMA  EM PEDAGOGIAS INOVADORAS: A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA PLURAL

AMARAL, Ana Lúcia  (FaE/UFMG)

O TELENSINO: QUE DIDÁTICA É ESSA?
Idevaldo da Silva Bodião (Faculdade de Educação da UFC)

HERANÇA PEDAGÓGICA MODERNA E A INTERDISCIPLINARIDADE RESIGNIFICADA
Jane Bittencourt (UFSC)

SALA DE AULA: INSTÂNCIA DE DEFINIÇÃO DO CONHECIMENTO?
Maria Auxiliadora Schmidt; Tânia Maria F. Braga Garcia (PPGE-UFPR)

Desenvolvimento Profissional Docente: uma atribuição que também é do sindicato
Maria Isabel de Almeida (Faculdade de Educação/USP)

A QUESTÃO DIDÁTICA E A PERSPECTIVA MULTICULTURAL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA
Vera Maria Candau; Carmen Teresa Gabriel Anhorn (PUC-Rio)

PRÁTICAS DE ALFABETIZADORA PROVOCAM SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR
Maria Iolanda Monteiro (UNESP – FCL/CAr); Alda Junqueira Marin (PUCSP, FCL-UNESP)

RAÍZES DA DIDÁTICA DAS DÉCADAS DE 70 A 90 NO BRASIL: PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E A TEORIA PEDAGÓGICA COMENIANA
Ana Maria Cambruzzi  (FUNREI)

CONHECIMENTO E SABER DO PROFESSOR DE FÍSICA: UMA INTERPRETAÇÃO PSICANALÍTICA
JESUÍNA LOPES DE ALMEIDA PACCA; ALBERTO VILLANI (Instituto de Física/USP)

INTERPRETANDO A APRENDIZAGEM NAS SALAS DE AULA DE CIÊNCIAS
VILLANI , Alberto (USP); BAROLLI, Elisabeth (CENPEC)

OS EDUCADORES EM CIÊNCIAS E SUAS PERCEPÇÇÕES DA HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DE CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS, A PARTIR DAS TESES E DISSERTAÇÕES (1981 A 1995)
Márcio Silveira Lemgruber – Faced/UFJF

(RE)CONHECENDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM  NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Miguel  André  Berger (Departamento de Educação, UFSergipe)

DES-CONSTRUINDO A DIDÁTICA
SANTOS, Akiko (UFRRJ/UNIMEP)

Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura
Maria Isabel da Cunha (UFPel/UNISINOS)

Pôsteres
PESQUISA E IDENTIDADE DISCIPLINAR DA DIDÁTICA

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin; Adriana Mohr; Jane Bittencourt; Geovana Monteiro Lunardi e Vânia Beatriz Monteiro da Silva (Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação - UFSC)

PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E HISTÓRIA ORAL TEMÁTICA
Maria Eugênia L. M. Castanho  (PUC-Campinas)

Dimensões da Avaliação no Ensino Superior: um estudo com Licenciaturas
OLIVEIRA, Cláudia C.; BERBEL, Neusi A.; COSTA, Waldecíria S.; LIMA e GOMES, Icléia; VASCONCELLOS, Maura M. M. (UEL)

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. UM PROJETO INTEGRADO DE INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
BERBEL, Neusi A. N. (UEL); CARVALHO, Marcelo de (UEL); DE SORDI, Mara Regina L. (PUCAMP); GIANNASI, Maria Júlia (UEL); GUARIENTE, Maria Helena D.M. (UEL);OLIVEIRA, Cláudia C. (UEL); SOUZA, Maria Irene P. de O . (UEL); RODRIGUES, Sueli C. (FAEFIJA)

CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS SOBRE A CONCEPÇÃO DE PESQUISA-AÇÃO EM JOE KINCHELOE
Silas Borges Monteiro; Maria Isabel Batista Serrão; Cristiane Akemi Ishihara; Marcelo dos Santos Silvério; Maria Inez Oliveira Araújo; Marineide de Oliveira Gomes (FE-USP)

SERÁ QUE É POR ESSE CAMINHO?
Gisela do Carmo Lourencetti (PPG Educação Escolar/ UNESP Araraquara); Maria da Graça Nicoletti Mizukami (PPGE/ Universidade Federal de São Carlos).

voltar ao início desta página




GT 5 Estado e Política Educacional

Trabalhos
AVALIAÇÃO DE MONITORAMENTO – UMA DAS CATEGORIAS DE ANÁLISE SOBRE O “ESTADO DA ARTE - AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA”

DURAN, Marília Claret Geraes (UMESP)

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A AUTONOMIA DA ESCOLA
Teixeira, Beatriz de Basto - UFJF

A GESTÃO DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL NO PERÍODO DE 1995 A 1998: UMA GESTÃO PRAXÍSTICA E MULTIRREFERENCIADA?
Rita de Cácia V. Martins de Souza

O orçamento público: algumas considerações conceituais e suas implicações para o financiamento da educação
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes (UFMS/CEUD/DED-UNICAMP/FE/DASE)

A VIABILIDADE DOS PCN COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INTERVENÇÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR
Anna Rosa Fontella Santiago (UNIJUÍ)

A DIREÇÃO DADA ÀS AÇÕES GOVERNAMENTAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO PARANÁ, DE 1983-1994, DIANTE DO QUADRO DE CRESCENTE PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE FINANCIAMENTO PÚBLICO
SANTOS, Jussara Maria Tavares Puglielli (UFPR)

O ESTADO BRASILEIRO E A POLÍTICA EDUCACIONAL DOS ANOS 90
Vera Maria Vidal Peroni (UFMS)

Democracia e Escola – Lições dos Eleitores de Diretores das Redes Públicas de Ensino
Paulo R. C. Lopes

MAPEAMENTO DAS  POSSIBILIDADES  DE  INVESTIGAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL GESTADA NA AMÉRICA LATINA
Nora Rut KRAWCZYK (PUC/SP); Maria de Fatima Felix ROSAR (UFMA)

SELEÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLA: AVANÇOS, PAUSAS E RECUOS DE UM PROCESSO
Lucia Helena G. Teixeira (UFJF)

A POLÍTICA EDUCACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO MESO-ANALÍTICO DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM BELÉM-PA
OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro (UFPA)

CONTORNOS DA GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FEIRA DE SANTANA (1985-1996)
Antonia Almeida Silva (UEFS)

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS DE ENSINO BRASILEIROS: A INTENÇÃO E O GESTO
MENDONÇA, Erasto (UnB)

Esses outros que perturbam o Planejamento Educacional
Cristiano Goergen Pörtner

AS POLÍTICAS DE DESCENTRALIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA: DESESTATIZANDO A EDUCAÇÃO PÚBLICA
LIMA, Antonio Bosco de  (UNIOESTE); VIRIATO, Edaguimar Orquizas (UNIOESTE)

A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE DOIS MODELOS
Elba Siqueira de Sá Barretto

MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E REFORMA CURRICULAR  DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL
Afrânio Mendes Catani (FE/USP; PROLAM/USP); João Ferreira de Oliveira (FE/UFGo); Luiz Fernandes Dourado (FE/UFGo)

EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA: O ELEMENTO QUE FALTA NA DISCUSSÃO DA QUALIDADE DO ENSINO
Vitor Henrique Paro (Feusp)

O FUNDEF E O DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA
LUIZ DE SOUSA JUNIOR (USP/UFPB)

Pôsteres
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: REFLEXÕES SOBRE O ESTADO DO AMAPÁ

André Marcio Picanço Favacho (FE-UnB)

ESCOLHA DE DIRIGENTES ESCOLARES EM MINAS GERAIS: TRAJETÓRIA HISTÓRICA, IMPASSES E PERSPECTIVAS
Marcelo Soares Pereira da Silva (Universidade Federal de Uberlândia)

IMPACTOS DO FUNDEF NA COMPOSIÇÃO DAS MATRÍCULAS NO ESTADO DO PARÁ
Janaina Menezes (UFPA); Rosana Gemaque (UFPA); Telma Guerreiro (UFPA)

A POLÍTICA DE SELEÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO — 1997-1999
PAULA, Ricardo de (UNES - Araraquara)

A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
NOGUEIRA, Ione da Silva Cunha  (UNESP - Araraquara)

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO: INICIATIVAS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO E ESTADO DE SÃO PAULO
Sousa, S. M. Z. L.; Alavarse, O. M.; Arcas, P. H.; Machado, C. e Steinvascher, A. (Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo)

voltar ao início desta página




GT 6 Educação Popular

Trabalhos
EDUCAÇÃO POPULAR : UMA PESQUISA SOCIOPOÉTICA COM CRIANÇAS TRABALHADORAS NA COSTA DO DESCOBRIMENTO, TOMANDO A FILOSOFIA DE DELEUZE E GUATTARI COMO MÉTODO DE PRODUÇÃO E LEITURA PLURICULTURAL DOS DADOS

BATISTA, Maria Geovanda ( UNEB); GAUTHIER, Jacques (UFBA)

CRIANÇAS DE BAIRRO POPULAR E ESCOLA: ENCONTRO E DESENCONTRO
BREGANHOLI, Vânia Cristina; MELLO, Roseli Rodrigues de (UFSCar)

DESFAZENDO NÓS: EDUCAÇÃO E AUTOPOIÉSE
GONSALVES, Elisa Pereira

REGIÃO SERRANA FLUMINENSE: A PREPARAÇÃO DE JOVENS DAS CLASSES POPULARES PARA O TRABALHO
Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos (UCP); Eneida Lacerda Pamplona (Bolsista FAPERJ)

RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E FAMÍLIAS DE CLASSES POPULARES: DESCONHECIMENTO E DESENCONTRO
Fabiana Marini (UFSCar); Roseli Rodrigues de Mello (UFSCar)

Educação Popular e Saúde: conquistas e desafios no contexto brasileiro
Maristela Fantin (UFSC)

AVALIAR: ATO TECIDO PELAS IMPRECISÕES DO COTIDIANO
Maria Teresa Esteban (UFF)

A PEDAGOGIA CULTURAL DO MOVIMENTO SEM TERRA COM RELAÇÃO À INFÂNCIA
WESCHENFELDER, Noeli Valentina (UNIJUÍ; UFRGS); MARIA, Noemi Antonio (Bolsista IC CNPq)

MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA IMPLANTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: ALGUNS DESLOCAMENTOS NA EDUCAÇÃO POPULAR
Danilo R. Streck; Edla Eggert

DA CEGUEIRA À ORFANDADE: A QUESTÃO DA CIDADANIA NAS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Marcia Soares de Alvarenga (UERJ; UFRJ)

Mapeando novos territórios: refletindo acerca do modelo conscientizador da EP, na busca de alternativas
Sandra Haydée Petit (UFC); Rosileide Maria da Silva Soares (UFC)

HISTÓRIA DE VIDA DE SETE MULHERES: TRAÇANDO NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO POPULAR
MOITA, Filomena M ª G. S. Cordeiro (UNIPE/UEPB)

MÁQUINAS E SILÊNCIOS — CONSTRUINDO SIGNIFICADOS NO E PARA ALÉM DO SUPLETIVO DE TRABALHADORES
Dulce Maria de Oliveira (UNISINOS)

O QUE SE SABE E O QUE SE FAZ SOBRE A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DOS ASSENTAMENTOS RURAIS - colocando  gás na lamparina
Eliane Dayse Pontes Furtado (UFC); Maria de Lurdes Peixoto Brandão (UFC)

Educação popular e pesquisa-ação como intrumentos de reorientação da prática médica
Eymard Mourão Vasconcelos (Dep. Promoção da Saúde/UFPB

Pôsteres
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O PROCESSO DE “INTEGRAÇÃO” DOS POVOS INDÍGENAS À SOCIEDADE BRASILEIRA: UM MOVIMENTO HISTÓRICO DE LUTA E RESISTÊNCIA CULTURAL

Beleni S. Grando  (Universidade do Estado de Mato Grosso/UFSC)

FORMAÇÃO DE MONITORES RELACIONANDO EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL EM MUSEUS DE CIÊNCIA
Isabel Aparecida Mendes; Flora Prata Machado (CEASM)

 

voltar ao início desta página


 

GT 7 Educação da Criança de 0 a 6 anos
 

Trabalhos
EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÃO INSTITUCIONAL

Giselle C. Martins Real (UEMS)

O DISCURSO SÓCIO-MORAL MORAL DE PROFESSORAS DA PRÉ-ESCOLA
Débora Anunciação (UEBa)

A EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
BRAGAGNOLO, Adriana (Rede Pública e Particular do Ens. Fund. de Passo Fundo, RS)

DESAFIOS ATUAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DA QUALIFICAÇÃO DE SEUS PROFISSIONAIS: ONDE O DISCURSO E A PRÁTICA SE ENCONTRAM?
SILVA, Ana Paula Soares (FFCLRP/USP); ROSSETTI-FERREIRA, M. Clotilde (FFCLRP/USP) - FAPESP

INDÍCIOS UTILIZADOS POR EDUCADORES PARA AVALIAR O PROCESSO DE INSERÇÃO DE BEBÊS EM UMA CRECHE
Caroline Francisca Eltink  (FFCLRP - Universidade de São Paulo)

A Produção Científica sobre Educação Infantil no Brasil nos Programas de Pós Graduação em Educação.
Giandréa Reuss Strenzel (UFSC)

LA EDUCACIÓN INFANTIL EN LA REPÚBLICA ARGENTINA: ENTRE LA TRADICIÓN Y LA VANGUARDIA
Patricia M. Sarlé (Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras, Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación)

O JOGO IMAGINÁRIO NA INFÂNCIA: A LINGUAGEM E A CRIAÇÃO DE PERSONAGENS
Maria Cecília Rafael de Góes (UNIMEP)

QUE INFÂNCIA É ESTA?
Maria Isabel Edelweiss Bujes (UFRGS)

BRINCADEIRAS TRADICIONAIS MUSICAIS: análise do repertório recomendado pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/MEC
NOGUEIRA, Monique Andries (UFG)

SALAS DE AULAS NAS ESCOLAS INFANTIS E O USO  DE BRINQUEDOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS
Tizuko Morchida Kishimoto

Pôsteres
ARTE PRESENTE NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO: UM RELATO DE CASO

PONTES, Gilvânia Maurício Dias de (Mestranda PPGEd-UFRN; NEI-UFRN); PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida  (DEPED-CCSA-UFRN)

Um estudo sobre o brincar infantil na Formação de Professores de crianças de 0 a 6 anos
Rosemary Lacerda Ramos (Doutoranda em Educação - UFBA/ FACED)

A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/RS: CARACTERIZAÇÃO DAS PROFESSORAS
Deborah Thomé Sayão (FURG; UFSC); Maria Renata Alonso Mota (FURG; UFPEL)

CRECHES COMUNITÁRIAS - QUE ALTERNATIVA É ESSA?
CAMPOS, Rosânia (UFSC/PPGE/ MESTRADO EM EDUCAÇÃO)

AS CONCEPÇÕES DO BRINCAR PARA AS RECREACIONISTA DO CECI
FINCO, Daniela

 

EDUCAÇÃO INFANTIL  E EDUCAÇÃO FÍSICA. UM BINÔMIO SEPARADO PELO MOVIMENTO, MAS QUAL MOVIMENTO?

MELLO, Maria Aparecida  (Universidade Federal de São Carlos)

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA: REPRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS SEXUAIS
Fabiana Cristina de Souza (Faculdade de Ciências e Letras- UNESP - Araraquara)

HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL 1983-1996
Marlise Maria Rech (Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação de 0 a 6 anos - NEE0A6)

ANÁLISE DE SOFTWARES EDUCACIONAIS VOLTADOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEVANTAMENTO, CARACTERIZAÇÃO E TENDÊNCIAS
Joana Piske (Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação de 0 A 6 Anos – NEE 0A6)

 

voltar ao início desta página



GT 8 Formação de Professores
 

Trabalhos
CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA: CONFIGURANDO OS ELOS (OU NÓS?) DA RELAÇÃO PLANEJAMENTO-PRÁTICA

Tania Scuro Mendes (UFRGS)

El componente de la Investigación en los Institutos de Formación Docente: ¿Formar docentes investigadores ó investigar con los docentes?
VELAZQUEZ, Gabriela Elizabeth; ZAMORA, María de los Angeles; GARCÍA, Silvia Emilce (UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PAMPA. FACULTAD DE CIENCIAS HUMANAS. ARGENTINA. ESCUELA NORMAL SUPERIOR DE FORMACION DOCENTE)

PROFESSORES RETIRANTES: UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOCENTE NO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO (1990-1995)
Flavinês Rebolo LAPO; Belmira Oliveira BUENO (Faculdade de Educação/USP)

QUANDO O DESAFIO É MOBILIZAR O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR/A: UMA EXPERIÊNCIA CENTRADA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Betânia Leite Ramalho (UFRN); Isauro Beltrán Nuñez (UFRN); Gauthier Clemont (Un. Laval)

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR
Guacira de Azambuja (UFSM);Valeska Fortes de Oliveira (UFSM)

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA
CUNHA, Ana Maria de Oliveira ( UFU); KRASILCHIK, Myriam (USP)

CONHECIMENTO E SABER EM EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Denise de Freitas (UFSCar); Alberto Villani (USP); Alice Helena Campos Pierson (UFSCar); Marisa Franzoni (FEUSP)

A REFLEXIVIDADE COMO ELEMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: ALGUNS LIMITES PARA SUA EFETIVAÇÃO: O CASO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
ABRANCHES, Sérgio Paulino (UFPe)

O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: DO INSTITUÍDO AO INSTITUINTE
ROSEMBERG, Dulcinéa Sarmento (UFES)

PROFESSORES DE LICENCIATURAS: CONCEPÇÕES SOBRE APRENDER
GIESTA, Nágila Caporlíngua (FURG)

REFLEXÕES SOBRE UM PROCESSO VIVIDO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOS LIMITES ÀS POSSIBILIDADES.
MIRIAM DARLETE SEADE GUERRA (UFMS)

Pôsteres
OS CONTEXTOS DE SIGNIFICAÇÃO COMUNS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES/AS

Martha Tristão (UFES/USP)

A ARTE NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE UMA PRAXE TRANSFORMADORA
Sumaya Mattar Moraes (Mestranda na Área de Linguagem e Educação da FEUSP)

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA EM MINAS GERAIS: AS EXPERIÊNCIAS DA PUC-MG, UFMG E UFU
MESQUITA, Ilka Miglio  (FASF-LUZ-MG); FONSECA, Selva Guimarães (UFU-UBERLÂNDIA-MG)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Oliveira, Haydée T. (Dep. de Hidrobiologia, UFSCar); Cinquetti, Heloísa S. (Pós-graduanda em Educação,UNESP/Araraquara); Freitas, Denise de (Departamento de Metodologia de Ensino/UFSCar); Nale, Nivaldo (Departamento de Psicologia/UFSCar)

CONSTITUINDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NO INTERCRUZAMENTO DE MÚLTIPLOS SABERES
Luiza Sumiko Kinoshita (IB/UNICAMP); Denise de Freitas (DME/UFSCar); Antonio Carlos Rodrigues de Amorim (FE/UNICAMP); Domingos Leôncio Pereira (Secretaria do Verde/PMSP)

UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO
Adriana Maria Corsi (UFSCar); Fabíola Maria Monaco (UFSCar); Tatiana Ap. de Mattos (UFSCar)

FORMAÇÃO DE PROFESSORAS - PERCEBENDO O ENTRELAÇAR DE FIOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
MORAIS, Jacqueline de Fatima dos Santos; JESUS, Regina de Fátima

 

voltar ao início desta página



GT 9 Trabalho e Educação
 

Trabalhos
EDUCAÇÃO, VERDADE E DESCENTRALIZAÇÃO DA CATEGORIA TRABALHO

José Gerardo Vasconcelos (UFC)

O FIO DA HISTÓRIA: A GÊNESE DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
Garcia, Sandra Regina de Oliveira (UEL)

NOVAS COMPETÊNCIAS NO MUNDO DO TRABALHO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR
Werner Markert (UFRN)

UMA NOVA FACETA DA GESTÃO EMPRESARIAL: A CONFORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE DO TRABALHADOR
Maria Laetitia Corrêa (Fac.Educação/UFMG); Alessandra Luisa Teixeira (Bolsista UFMG)

O TRABALHADOR FRENTE AO TERCEIRO MILÊNIO
MAIA, Graziela Zambão Abdian (UNESP - Marília); MACHADO, Lourdes Marcelino (UNESP - Marília)

A RACIONALIDADE ECONÔMICA E A POLÍTICA EDUCACIONAL EM SÃO PAULO
Aparecida Neri de Souza (Fac.Educação/UNICAMP)

DA SUBSUNÇÃO FORMAL DO TRABALHO À SUBSUNÇÃO REAL DA VIDA SOCIAL AO CAPITAL: APONTAMENTOS DE INTERPRETAÇÃO DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
TUMOLO, Paulo Sergio (UFSC)

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOB A ÓTICA DA MEDIAÇÃO E DA RUPTURA: REFLEXÕES SOBRE O PLANFOR
Geórgia Cêa (UNIOESTE)

RELAÇÃO: EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA
PORTELA, Josania Lima (UFCeará)

QUALIFICAÇÃO E NOVAS FORMAS DE CONTROLE DA FORÇA DE TRABALHO NO PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA: TENDÊNCIAS DOS ÚLTIMOS VINTE ANOS
Noela Invernizzi (Setor de Educação - UFPr)

Pôsteres

ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO E HABILITAÇÃO DAS ÁREAS: ADMINISTRAÇÃO, MODA E BELEZA E TURISMO E HOTELARIA DO SISTEMA SENAC
GONZALEZ, Wânia R. Coutinho (SENAC/DN); PIMENTA, Sophia Roslindo (SENAC/DN)

DOCÊNCIA E TRABALHO: reflexões sobre o papel da prática de ensino
FOERSTE, Gerda Margit Schütz (UFES); FOERSTE, Erineu (UFES)

TRABALHADORES NA ESCOLA: CONVERGÊNCIA DE INTERESSES OU OBEDIÊNCIA IMPOSTA
Mariana Veríssimo (UFMG)

A QUALIFICAÇÃO NO NOVO CONTEXTO DA AUTOMAÇÃO E FLEXIBILIZAÇÃO DO TRABALHO: UM ESTUDO NO SETOR BANCÁRIO
ALVES, Ana Elizabeth Santos (UESB/UFBA)

 

voltar ao início desta página


GT 10 Alfabetização, Leitura e Escrita
 

Trabalhos
LINGUAGEM ESCRITA E OPERAÇÕES DE TEXTUALIZAÇÃO: UMA PERSPECTIVA LONGITUDINAL

Cancionila Janzkovski Cardoso (UFMT)

A AVENTURA DA LEITURA E DA ESCRITA ENTRE MESTRES DE Roleplaying Games (RPG)
Andréa Pavão (PUC-Rio)

PRESENÇAS DA TEORIA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: O PERCURSO DE UM MANUAL ESCOLAR
M. Graça R. Paulino (UFMG - FAE - CEALE)

CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA.
Roseli Rodrigues de Mello; Claudia R. Reyes; Aline M. M. R. Reali; Elizabeth Martucci; Emília Freitas de Lima; Maria da Graça .N. Mizukami; Regina S. P. Tancredi (UFSCar; Financiamento FAPESP)

EU QUERO AQUELE... ESSE AQUI NÃO... CENAS DE PERCEPÇÕES INFANTIS PRESENTES NA ESCOLHA DO LIVRO
Gladys Rocha (UFMG)

LEITURA E ESCRITA NAS VOZES DE FUTUROS PROFESSORES
Melo, Dinorá Machado (PUC-Rio); Souza e Mello, Maria Lucia (PUC-Rio); Frangella, Rita de Cássia P. (UERJ)

LUGARES DA LEITURA E DA ESCRITA NUMA ESCOLA DE FORMAÇÃO
CARVALHO, Maria Cristina Monteiro Pereira  (PUC-Rio)

ESCRITA TECLADA: UMA NOVA FORMA DE ESCREVER?
Maria Teresa de Assunção Freitas (UFJF)

PRODUÇÃO DE TEXTOS NARRATIVOS EM PARES: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE INTERAÇÃO
LEAL, Telma Ferraz (UFPE); LUZ, Patrícia Santos (Escola Arco Íris)

APRENDENDO A LER NAS LENTES DO JORNAL
Saraí Schmidt (UFRGS)

ESCREVENDO SUAS HISTÓRIAS POR “LINHAS TORTAS”: OS TEXTOS DE MENINOS DE UM INTERNATO
Raquel G. Salgado (UFMT/Rondonópolis)

 
O COMPUTADOR E A ALFABETIZAÇÃO: Estudo das concepções subjacentes nos softwares para a Educação Infantil

STEMMER, Márcia R. G. S. (UFSC)

PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA E NAS FAMÍLIAS EM MEIOS POPULARES
Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo (UFMG)

LOS PROCESOS DE APRENDIZAJE DE LA ESCRITURA EN NIÑOS DE SECTORES URBANO-MARGINADOS
Beatriz Diuk (Instituto de Lingüística/Universidad de Buenos Aires - CONICET)

Pôster
NOMES E COISAS: o pensamento de crianças pré-escolares

Maria José dos Santos; Maria Regina Maluf (PUCSP)

 

voltar ao início desta página

 

GT 11 Política de Educação Superior
 

Trabalhos
UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: CENÁRIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA?

Maria das Graças Silva (UFMT)

Educación superior en América Latina: la vereda de la esperanza
Charlie Palomo (UNTREF)

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SÉCULO XXI: DISCUSSÃO DE UMA PROPOSTA
Sérgio E. M. Castanho (UNICAMP)

O SIGNIFICADO DA ATUAL AVALIAÇÃO EXTERNA DO MEC PARA  AS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Stella Cecilia Duarte Segenreich (USU - UFRJ)

AUTONOMIA: UM MODELO EXPLICATIVO DA ONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE
ANDRADE, Luiz Antônio Botelho (UFF); LONGO, Waldimir Pirró (UFF); PASSOS, Eduardo (UFF)

O ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO SEGMENTO DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS
Mariluce Bittar (Un. Católica Dom Bosco)

FLEXIBILIZAÇÃO DO VESTIBULAR: FATOR DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?
Selmo Haroldo de Resende (FACED/UFUberlândia)

A DEMANDA POR VAGAS NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DOS VESTIBULARES DA UFMG NA DÉCADA DE 90
BRAGA, Mauro Mendes; PEIXOTO, Maria do Carmo L.; BOGUTCHI, Tânia F.

O BANCO MUNDIAL E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: revisando teses e posições?
SGUISSARDI, Valdemar (UNIMEP)

CRISE DO CAPITAL, NEOCONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO SUPERIOR
Maria das Graças M. Ribeiro (DPE/UFV)

Os Modelos Institucionais de Universidade no Brasil: Marcos de Tensão
Orlando Nobre Bezerra de Souza

IMPACTOS DO EXAME NACIONAL DE CURSOS E DA QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE SOBRE O CURSO DE ODONTOLOGIA DA PUCMinas
Maria Inês Martins (PUCMinas; UNICAMP)

O PAIUB EM UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO SUL E SUDESTE: TORMENTO OU PAIXÃO
Francisco de Assis Palharini (UFF)

DA CÁTEDRA UNIVERSITÁRIA AO DEPARTAMENTO: subsídios para discussão
Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero (PROEDES/UFRJ)

Pôsteres
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA

Almiro Schulz (Centro Universitário do Triângulo); Décio Gatti Júnior (Centro Universitário do Triângulo; UFUberlândia; Jefferson Ildefonso da Silva (PPG em Educação: Magistério Superior, do Centro Universitário do Triângulo).

Resultados do Provão: surpresas desconcertantes
VARGAS, Hustana (UNESA)

OBJETIVOS E PERSPECTIVAS DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (PAIUB) E DO EXAME NACIONAL DE CURSOS (ENC)
LOPES, Maria Fernanda Arraes  (UNIMEP)

 

voltar ao início desta página